ANO: 25 | Nº: 6405

Egon Kopereck

egonkopereck@gmail.com
Pastor da Congregação Evangélica Luterana da Paz
10/08/2019 Egon Kopereck (Opinião)

Dia dos Pais

Homenagens são feitas, abraços são dados, felicitações, presentes ... Sim, neste domingo, festejamos o Dia dos Pais!

Ser pai é uma bênção, mas também uma grande responsabilidade. Deus diz aos pais: "E vocês, pais, não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6.4). E aos filhos Deus disse: "Filhos, obedeçam aos seus pais no Senhor, pois isto é justo. Honre o seu pai e a sua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra (Efésios 6.1-3).
Pais cuidando muito bem da educação dos seus filhos; filhos obedientes, que amam e respeitam os seus pais. Assim, com certeza, teremos aí um lar feliz, cheio de paz, harmonia e amor.
Como está o seu lar? Há paz e alegria em vosso meio? O reconhecimento, o respeito e o amor para com o pai, é algo que acontece o ano todo ou só numa data especial? E a educação, o cuidado, o ensinar com amor, acontece naturalmente em seu lar ou não há tempo para isso?
Vivemos dias bem difíceis. Observando algumas cenas das novelas, vemos que, na maioria das vezes, elas apresentam maus exemplos, valores são pisoteados, ignorados e deixados de lado. Realmente, ficamos preocupados sobre o que os nossos filhos, crianças e jovens, aprendem. Em uma determinada novela, vemos uma filha ambiciosa, gananciosa e de mau caráter, explorando a sua mãe, tendo um comportamento digno de repulsa e condenação. Será que isso merece ser visto pelos nossos filhos? Será que existem, nessa novela, bons exemplos ou algo que possa servir de ensinamento aos nossos filhos, nossos jovens? Muito cuidado, queridos pais: aquilo que os vossos filhos estão vendo, pela repetição, logo será considerado por eles como algo normal e que todos podem fazer!
Como pais cristãos e responsáveis, temos nós selecionado e observado coisas boas para que os filhos possam crescer sabendo o que é certo e errado, seguindo exemplos positivos, respeitando o próximo, aceitando os limites combinados com eles? E as companhias e os amigos, sabemos quem são e por onde andam os nossos filhos?
Certo pai foi passear com seu filho de apenas seis anos, num bosque. Cansado, o pai sentou embaixo de uma árvore e acabou adormecendo. Quando acordou, assustado, olhou em volta e chamou pelo filho, sem obter resposta. Começou a procurar e correr desesperado, chamando pelo seu filho. Chegando na beira de um precipício, olhou para baixo e, desesperado viu o corpo do seu filho caído ali. Desceu, viu que ele estava muito machucado e, carregando-o em seus braços, chorando disse: "Enquanto eu dormia, o meu filho se perdia".
Pais, onde e com quem estão andando os seus filhos?
Quantos pais estão dormindo enquanto os seus filhos estão se perdendo e andando por maus caminhos nesta vida!
Queridos pais, tenhamos todos um dia muito feliz neste domingo. Não esqueçam de sempre pedir a Deus que vos dê sabedoria para ensinar e cuidar com amor os filhos que receberam como bênçãos de Deus. Lembrem, como disse o escritor Coelho Neto: "O futuro de seus netos depende da educação de seus filhos".

Pastor da Congregação Evangélica Luterana Da Paz

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...