MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Emoção marca homenagem para Gilca Nocchi Collares

Publicada em 12/08/2019
Emoção marca homenagem para Gilca Nocchi Collares | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Maestrina regeu a primeira parte da apresentação

O concerto “Para Sempre Gilca”, organizado por amigos e ex-alunos da maestrina Gilca Nocchi Collares, lotou a Catedral de São Sebastião na noite fria de sábado. O projeto foi idealizado há mais de um ano, com o objetivo de homenagear o trabalho de mais de 40 anos da maestrina frente ao Coral Auxiliadora. O encontro contou com o contratenor José Artigas Lemos, o tenor Flávio Leite e a soprano Carolina Veloso. Também teve a participação de outros importantes nomes, como Tânia Saralegui, Flávio Dutra, Lúcia Antônia Bezerra e Beth Infantini.
Já na entrada da igreja, antes da apresentação, Gilca abraçava a todos, muito emocionada, aguardando o começo do espetáculo. Ela não conseguiu falar com a imprensa e pedia que as amigas dessem entrevista por ela. “São todos os corais; estou muito feliz e emocionada”, resumiu, enquanto era cercada de carinho pelos amigos.
No início do espetáculo, foi apresentado um minidocumentário sobre a trajetória da maestrina, produzido pelos acadêmicos do curso de Jornalismo da Urcamp, sob orientação dos professores Glauber Pereira e Roberta Mércio. O material destacou depoimentos de pessoas que participaram do coral Pequenos Cantores, do Silveira Martins, e músicos que passaram pela vida da maestrina ao longo de quatro décadas de ensinamentos. Uma das participantes do grupo do Silveira Martins, na década de 70, Orfelina Moraes Borba Ricardo, 55 anos, salientou que Gilca era uma "mãezona" e buscava as coristas em casa. “Ela foi uma incentivadora. Este é um pequeno agradecimento”, enalteceu.
O tenor Flávio Leite também prestou sua homenagem. Ele disse que iniciou no Coral Auxiliadora e aprendeu a usar o corpo como instrumento da música graças a Gilca. “Ela foi a grande incentivadora do canto e nos inspira muito. Sua entrega para o Coral era total”, afirmou.
De acordo com um dos organizadores do espetáculo, João Dachery,  participaram das apresentações  mais de 70 pessoas que integram o Coral Auxiliadora, coral “Terra e Paz”, de Dom Pedrito, além de integrantes do antigo coral “Pequenos Cantores do Silveira Martins”. Ele comentou que foram selecionadas 14 músicas. Na primeira parte, foram regidos por Gilca e, na segunda, por Renato Paim.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br