MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Bando Coletivo Criativo promove oficina "Frida: mulher, protagonismo e memória"

Publicada em 13/08/2019
Bando Coletivo Criativo promove oficina

A trajetória inspiradora da artista mexicana Frida Kahlo é o tema principal que permeia a oficina "Frida: Mulher, protagonismo e memória". A partir dos estudos e vivências da atriz e dramaturga Juçara Gaspar, no México, a oficina oferece uma vivência entre mulheres que procuram o protagonismo de suas próprias vidas. A atividade faz parte do cronograma de atividades da Bando Coletivo Criativo e acontece no próximo sábado, 17 de agosto.

Juçara conta que a atividade surgiu há cerca de cinco anos, após retornar do México, onde realizou pesquisa com suporte do Ministério da Cultura. Ao voltar ao Brasil, criou a vivência como forma de contrapartida para a sociedade, apresentando suas experiências em escolas e para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Juçara explica que a atividade é uma prática pedagógica com viés de ato político e feminista, utilizando o teatro como ferramenta de empoderamento e não-violência.

A oficina é dividida em duas partes. Em um primeiro momento de conversa, é abordada a vida e obra de Frida, além de histórias de outras mulheres de destaque. "Através da biografia dessas mulheres, mostramos que há muitas coisas próximas e o quanto a gente mesmo pode ser agente da nossa história e protagonista do nosso tempo", destaca a dramaturga.

Logo a seguir, Juçara dá início à segunda etapa, a vivência teatral, propriamente dita. As participantes trabalham canc?o?es, infa?ncia, memo?ria, acolhimento, momento afetivo, jogos de narrativas e de lembrar. Também é trabalhada a noção de protagonismo nas vidas das participantes através da elaboração de um autorretrato, utilizado em uma linha do tempo individual, apontando momentos que marcaram cada uma.

A oficina consiste num mergulho em si, no experimentar-se, mover-se, olhar-se, sentir a pote?ncia do corpo, ritmo pessoal, respirac?a?o e voz, transformando as vive?ncias em expressa?o arti?stica. "É uma experiência bem bacana, que eu tenho a honra e prazer de fazer. Esse trabalho mostra mudanças bem básicas a partir do empoderamento de uma mulher. Cada vez que fazemos essa oficina, vemos o poder e a potência da sororidade e irmandade aparecer de forma muito enfática", destaca Juçara.

A atividade acontece na própria Bando, na Avenida General Osório, 738, das 14h às 19h. O valor a oficina é R$ 100 e a inscrição pode ser feita diretamente no site www.bandocc.com.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br