ANO: 254 | Nº: 6355
13/08/2019 Região

Candiota sediará acendimento da chama da 18ª Região Tradicionalista

Foto: Raíssa Vargas/Especial JM

Cavaleiros serão recepcionados junto ao Marco da Batalha do Seival, no KM 146 da BR-293
Cavaleiros serão recepcionados junto ao Marco da Batalha do Seival, no KM 146 da BR-293

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota, Sérgio Marques, junto à coordenadora de Tradicionalismo, Júlia Graziela Azambuja, percorreu, na semana passada, as 11 cidades que compõem a 18ª Região Tradicionalista (RT), para entregar o convite do acendimento oficial da chama que ocorrerá no município, no dia 1º de setembro.
O acendimento da chama, em Candiota, acontecerá no marco da Batalha de Seival, na BR-293 (KM 146), com previsão de início para às 9h, quando os cavaleiros serão recepcionados para a fusão das centelhas (a Farroupilha do RS com a  da 18ª RT). Logo após, terá encenação e apresentação da Banda da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
A dupla fez o itinerário em três dias, concluindo a 4ª etapa do projeto "Acendendo a Chama Crioula no Berço da República Rio-grandense". Segundo Júlia, as cidades confirmaram presença no evento por meio das suas secretarias de Cultura e Turismo e entidades tradicionalistas com seus grupos de cavalgadas. Marques lembra que o projeto está sendo organizado desde dezembro. "O primeiro passo foi apresentar o projeto para todos municípios da 18ª RT e, posteriormente, construir, junto com todos, o evento de fato", relatou.
A dupla também esteve em Jaguarão, onde aconteceu a 87ª convenção tradicionalista, em que estava presente o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairoli Callegaro, que recebeu o convite, confirmando presença no evento. Marques adianta que o acendimento contará com uma grande atração. "Teremos uma encenação da Batalha do Seival e da Proclamação da República Rio-grandense durante o acendimento. Sem dúvidas, será emocionante", destacou o secretário.
A Coordenadoria de Tradicionalismo e a Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC) irão, no dia 16 de agosto, até Tenente Portela, buscar a chama do Estado. No dia 18, a chama será levada para o 8º Pago em Dança, no CTG Candeeiro do Pago. O prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, destaca que será um marco para o município. "Nossa equipe está trazendo algo inédito para Candiota. É um evento de suma importância, para reforçar o nosso tradicionalismo", enfatizou.

 

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...