MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Candiota sediará acendimento da chama da 18ª Região Tradicionalista

Publicada em 13/08/2019
Candiota sediará acendimento da chama da 18ª Região Tradicionalista | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cavaleiros serão recepcionados junto ao Marco da Batalha do Seival, no KM 146 da BR-293

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota, Sérgio Marques, junto à coordenadora de Tradicionalismo, Júlia Graziela Azambuja, percorreu, na semana passada, as 11 cidades que compõem a 18ª Região Tradicionalista (RT), para entregar o convite do acendimento oficial da chama que ocorrerá no município, no dia 1º de setembro.
O acendimento da chama, em Candiota, acontecerá no marco da Batalha de Seival, na BR-293 (KM 146), com previsão de início para às 9h, quando os cavaleiros serão recepcionados para a fusão das centelhas (a Farroupilha do RS com a  da 18ª RT). Logo após, terá encenação e apresentação da Banda da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
A dupla fez o itinerário em três dias, concluindo a 4ª etapa do projeto "Acendendo a Chama Crioula no Berço da República Rio-grandense". Segundo Júlia, as cidades confirmaram presença no evento por meio das suas secretarias de Cultura e Turismo e entidades tradicionalistas com seus grupos de cavalgadas. Marques lembra que o projeto está sendo organizado desde dezembro. "O primeiro passo foi apresentar o projeto para todos municípios da 18ª RT e, posteriormente, construir, junto com todos, o evento de fato", relatou.
A dupla também esteve em Jaguarão, onde aconteceu a 87ª convenção tradicionalista, em que estava presente o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairoli Callegaro, que recebeu o convite, confirmando presença no evento. Marques adianta que o acendimento contará com uma grande atração. "Teremos uma encenação da Batalha do Seival e da Proclamação da República Rio-grandense durante o acendimento. Sem dúvidas, será emocionante", destacou o secretário.
A Coordenadoria de Tradicionalismo e a Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC) irão, no dia 16 de agosto, até Tenente Portela, buscar a chama do Estado. No dia 18, a chama será levada para o 8º Pago em Dança, no CTG Candeeiro do Pago. O prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, destaca que será um marco para o município. "Nossa equipe está trazendo algo inédito para Candiota. É um evento de suma importância, para reforçar o nosso tradicionalismo", enfatizou.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br