MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Implantação do novo modelo de estacionamento rotativo gera expectativa no comércio

Publicada em 13/08/2019
Implantação do novo modelo de estacionamento rotativo gera expectativa no comércio | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rodízio de vagas com fiscalização deve entrar em operação até o final do ano

O edital do processo de concorrência pública para concessão do serviço de implantação e operacionalização de sistema de estacionamento rotativo pago foi publicado, na última semana, no Diário Oficial do Rio Grande do Sul. E tem gerado expectativa positiva no comércio, que aponta dificuldades, na atualidade, para receber os clientes por falta do rodízio de vagas na área central da cidade.
A elaboração do processo licitatório levou cerca de 120 dias para ser finalizada, pela Comissão Especial do Estacionamento Rotativo. A apresentação dos envelopes está marcada para ocorrer no dia 5 de setembro, às 10h.
No sábado, véspera do Dia dos Pais, o movimento no centro da cidade era intenso desde as primeiras horas da manhã. Era praticamente impossível conseguir uma vaga - a própria reportagem encontrou dificuldade para achar estacionamento. Na Sete de Setembro, o trânsito de veículos em busca de vagas formava filas e, nas ruas paralelas, também não havia lugar. Esta situação, aliás, tem causado transtorno para o comércio.
De acordo com o vendedor de uma loja de instrumentos musicais, Jonatas Fonseca, o trânsito está um "caos". Ele comenta que muitos clientes acabam desistindo de chegar no estabelecimento por falta de vagas. “Antes, as pessoas conseguiam circular e tinham um tempo para estacionar e chegar na loja”, argumenta.
A comerciante de uma loja de acessórios e bijouterias, Josiane Costa, projeta que a implantação de um novo formato de estacionamento será 'ótima' para o comércio. Ela vende os cartões em sua loja, mas diz que a fiscalização não é a mesma de tempos atrás. “Estamos esperando desesperadamente. Vai ser bem melhor para o comércio”, relatou. Riad Krajah compartilha a mesma necessidade dos demais lojistas. Ele afirma que sem o rotativo ficou 'muito ruim' e está ansioso para que o novo modelo entre em funcionamento. “Antes havia vagas. Hoje chegamos na loja cedo e já não há lugar para estacionar. Tem que mudar isso”, enfatizou.
O gerente de uma rede que comercializa móveis e eletrodomésticos, José Gustavo Azambuja Dalbão, ressaltou que a falta de vagas, além de dificultar a logística, prejudica o cliente que não consegue chegar no local. “Às vezes estacionam a várias quadras de distância da loja”, exemplifica.

Previsão de funcionamento
A previsão da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade é que, até o final do ano, o novo sistema já esteja em operação, pelo período inicial de 10 anos, nos novos moldes projetados.  O sistema atual conta com 800 vagas e o processo deve ampliar este número para 1.120. A licitação também prevê a facilidade de acesso, com aplicativo, site e instalação de parquímetros junto às calçadas.
As novas áreas para instalação do sistema serão na avenida Presidente Vargas, entre a avenida Sete de Setembro e Marechal Floriano; na Félix da Cunha, entre avenida Sete de Setembro e General Osório; na avenida Carlos Mangabeira, entre avenida Sete de Setembro e General Osório; e na avenida Marechal Deodoro, em frente à Praça de Esportes. Também será implantado na Ismael Soares, entre avenida Sete de Setembro e Marechal Floriano, na General Sampaio, entre avenida Marechal Floriano e Marcílio Dias; e General Osório, da Doutor Veríssimo até a Mélanie Granier.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br