MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Governo federal cria comissão para desenvolvimento da faixa de fronteira

Publicada em 14/08/2019
Governo federal cria comissão para desenvolvimento da faixa de fronteira | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Colegiado deve atuar no debate sobre estratégias para municípios da região

Por meio de decreto, o governo federal instituiu a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira. O colegiado assume a função de órgão de assessoramento superior, destinado a propor medidas e coordenar ações que visem ao desenvolvimento de iniciativas necessárias à atuação da União. No Rio Grande do Sul, 197 municípios integram a Faixa de Fronteira, incluindo Aceguá, Bagé, Candiota e Hulha Negra.
A legislação que trata da Faixa de Fronteira foi editada em 1979, identificando as unidades político-administrativas que estão sob regras de segurança nacional, em especial, no tocante a obras públicas de engenharia civil, participação de estrangeiros em propriedades rurais ou empresas, concessões de terras e serviços e auxílio financeiro.
Compete à Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira definir critérios de ação governamental conjunta para o desenvolvimento e a integração, colaborar com a Câmara de Políticas de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional no âmbito de suas competências, propor ações que visem ao desenvolvimento regional que considerem a importância de programas para a integração fronteiriça e para a integração sul-americana, e apresentar planos regionalizados de desenvolvimento e integração fronteiriços.
A comissão será coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e contará com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
O decreto prevê que poderão participar das reuniões da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira, na qualidade de membros convidados, representantes de outras entidades públicas e privadas, inclusive dos municípios, mas sem direito a voto. O colegiado, aliás, deve reunir, em caráter ordinário, no mínimo, três vezes ao ano e, em caráter extraordinário, por solicitação de seus membros.
Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Luciano Stremel Barros, a criação da comissão representa ‘mais um indicativo de que o governo federal está voltando seu olhar para as regiões de fronteiras, que há muito precisam de políticas públicas de desenvolvimento e segurança específicos’. “Essas ações estimulam o Idesf a trabalhar ainda mais no seu propósito de chamar a atenção em relação as necessidades fronteiriças”, avalia.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br