ANO: 25 | Nº: 6386
14/08/2019 Cidade

Mais de 40 animais são mantidos pela Secretaria de Segurança e Mobilidade após recolhimento

Foto: Arquivo JM

Serviço é realizado através de denúncias
Serviço é realizado através de denúncias
Desde que foi retomado o serviço de apreensão de animais de grande porte (equinos/bovinos) encontrados soltos em via pública, mais de 200 cavalos já foram recolhidos pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM). A apreensão acontece mediante denúncia pelo telefone 3242-5932.
De acordo com o titular da pasta, Luís Diego Soares, hoje, a Secretaria mantém cerca de 40 animais apreendidos, aguardando o prazo para a realização de campanhas para a adoção. Desde a retomada do serviço, mais de 100 exemplares foram doados e cerca de 60 devolvidos aos donos.
O secretário ressalta que a responsabilidade pelo animal é exclusiva do proprietário que, ao deixá-lo solto na via, coloca em risco a vida dos motoristas e pedestres, além de prejudicar o bem-estar do próprio animal. “Quando conseguimos identificar o proprietário, encaminhamos para a Polícia Civil, para que responda criminalmente pelo risco”, disse. Soares enfatiza que a apreensão dos animais é realizada para evitar acidentes de trânsito e dar boas condições de tráfego de veículos e pessoas no município.
Segundo o responsável pelo recolhimento dos animais na SSM, Alexandre Moura, na atualidade, há somente cavalos recolhidos sob a custódia da Secretaria. Ele salienta que é preciso aguardar a manifestação dos proprietários para depois realizar campanhas de adoção. “Os animais são doados apenas para propriedades rurais”, comenta.
Para que o animal seja retirado, além do custo da diária, o proprietário deve efetuar o pagamento de multa, que tem valores diferentes para animais registrados ou não. Os cavalos recolhidos são encaminhados para uma localidade na região rural. A secretaria é responsável pela alimentação e cuidados veterinários. Os candidatos à adoção passam por uma seleção, com entrevistas e requisitos a serem preenchidos, e, após, recebem o animal.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...