MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Final do Freio de Ouro 2019 promete emoção

Publicada em 15/08/2019
Final do Freio de Ouro 2019 promete emoção | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ao todo, 98 animais se habilitaram a disputar o título

A evolução da raça Crioula vem sendo demonstrada ano a ano nos desafios superados nas pistas, especialmente durante o ciclo do Freio de Ouro que tem a sua final entre os próximos dias 21 e 25 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer. Ao todo, 98 animais, 49 fêmeas e 49 machos, se habilitaram a disputar o pódio.
O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Francisco Fleck, afirma que o nível dos animais que participaram das semifinais foi excelente, o que gera uma expectativa positiva para a final. Ele destaca que as pontuações foram altas e também houve um recorde no número de animais que estiveram nas classificatórias, mais de 500 exemplares. "Em todo o ciclo, contando desde o início das credenciadoras, mais de mil animais participaram para chegar aos finalistas", informa, lembrando que estarão em Esteio os dois campeões do ano passado. A égua Independência do Espigão vai defender o seu título e o cavalo JA Libertador tentará conquistar o tricampeonato, o primeiro da história do Freio de Ouro.
O dirigente ressalta, ainda, que neste ano ocorreu a primeira classificatória realizada no Centro-Oeste do Brasil, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com a participação de criadores de oito Estados diferentes. Fleck também salienta que a final do Freio de Ouro contará com uma pista muito boa para as provas e um gado de excelente qualidade da Estância Tamanca, o que permitirá a realização de um espetáculo de primeiro nível. "Estamos aguardando visitantes de vários países, entre eles Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Itália, França e Alemanha," informa.
O presidente da ABCCC anuncia que também ocorrerá, neste ano, durante as provas finais em Esteio, a oficialização do lançamento da primeira edição do Freio de Ouro da Europa. A prova acontecerá em uma versão reduzida das que ocorrem no Brasil, e será em Verona, na Itália, no início de novembro, durante a tradicional Feira Cavalli. "O Freio de Ouro já é uma prova internacional que junto com as classificatórias e credenciadoras ocorridas em países vizinhos, passa a ter agora uma prova no Continente Europeu", sinaliza Fleck, destacando que o Freio de Ouro além de ser a grande ferramenta de seleção utilizada pela ABCCC e que forjou nos últimos 36 anos esse excelente cavalo, também está servindo para internacionalizar a equitação gaúcha e o Cavalo Crioulo. "Passamos a ter esta prova criada no Sul do Brasil a ser realizada também na Europa", finaliza.
Neste ano, uma das novidades da competição é a premiação de R$ 200 mil que será distribuída entre os oito ganhadores: fêmeas e machos Freio de Ouro, Freio de Prata, Freio de Bronze e Freio de Alpaca. Os dois trios de jurados já foram definidos e anunciados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT). Na categoria Fêmeas, a atribuição de notas ficará a cargo de André Luiz Narciso Rosa, Federico Argüelles e Rodrigo Albuquerque Py. Enquanto na divisão Machos, o trio responsável será composto por Eduardo Móglia Suñé, Luis Rodolfo Machado e Luciano Corrêa Passos.

Manifestação cultural
O projeto de lei (7570/2017) que reconhece a competição Freio de Ouro como manifestação da cultura nacional, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados, na noite terça-feira. De acordo com a proposta, compete ao poder público garantir a livre realização das atividades que compreendem a competição Freio de Ouro, resguardadas as normas legais de proteção aos animais.
Ao comemorar a conquista, Hamm ressaltou que a competição anual exclusiva do Cavalo Crioulo, realizada no Rio Grande do Sul há quase 40 anos, onde podem ser comprovadas as habilidades de cavalo e ginete, reproduz nas pistas o trabalho do dia a dia no campo.
O deputado também agradeceu o apoio que recebeu da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo (ABCCC) para aperfeiçoar o projeto, considerando que o cavalo crioulo é responsável por um complexo econômico que movimenta cerca de R$ 1,28 bilhão e gera mais de 280 mil postos de trabalho por ano em todo o país. A matéria segue para apreciação do Senado Federal.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br