ANO: 25 | Nº: 6330
16/08/2019 Cidade

Bajeenses formam fila em frente ao Sine em busca de emprego

Foto: Jaqueline Muza/ Especial JM

Dezenas de pessoas estiveram no local ao longo do dia
Dezenas de pessoas estiveram no local ao longo do dia
Dezenas de trabalhadores formaram fila, ontem, em frente à agência do Sine, em Bagé, em busca de uma das vagas para a Indústria de Construção e Montagens Ingelec S/A (Incomisa), que está se instalando no município. A empresa irá construir a linha de transmissão de energia que vai interligar a subestação da cidade, próximo à avenida Santa Tecla, até Candiota.
Os primeiros postos disponibilizados para o empreendimento, 21 vagas, foram de armador de ferragens na construção civil, auxiliar administrativo, de almoxarifado, de limpeza, servente (construção civil), vigia, técnico em meio ambiente e engenheiro de segurança do trabalho.
De acordo com o coordenador do Sine, Marcelo Nalério dos Reis, todas as vagas precisam de comprovação na Carteira de Trabalho de pelo menos seis meses. Ele explica que outras vagas serão disponibilizadas no decorrer da obra. “Fizemos a triagem e entregamos a carta para que a empresa realize a entrevista hoje (sexta-feira). Somente serão entrevistados os trabalhadores que tiverem passado pela triagem”, disse.
Um dos candidatos foi o reciclador Manuel Siderlei da Silva, de 51 anos. Ele contou que está há três anos desempregado, mas já atuou como vigia e servente. “Atuo como reciclador, mas tenho a melhor expectativa de ter emprego fixo”, argumenta.
Sabrina Antunes da Silva, de 25 anos, também foi em busca de uma vaga. Seu último emprego com carteira assinada foi há três anos, como atendente de padaria. Ela concluiu o Ensino Médio e, para sustentar os dois filhos, conta que realiza faxinas. “Posso atuar como auxiliar de limpeza. Estou cheia de esperança de conseguir uma vaga”, salienta.
Confusão sobre data de recrutamento gera reclamações
Logo nas primeiras horas da manhã de ontem, porém, um fato gerou reclamações junto à comunidade. Apesar do processo de recrutamento e seleção ter sido anunciado, pela Prefeitura, para sexta-feira, o Sine abriu o primeiro destes procedimentos na quinta - inclusive anunciando isso, pela manhã, em sua página oficial na rede social Facebook. Contudo, isso gerou revolta de quem havia se programado para ir no dia seguinte e não pode, então, concorrer as primeiras vagas disponibilizadas.
Em contato com a reportagem do MINUANO, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, disse que houve um "equívoco" sobre a data do atendimento e que, desse modo, buscaria garantir que, também hoje (sexta-feira), as mesmas vagas pudessem ser disponibilizadas.
Nalério, por sua vez, afirmou que não tem como realizar o recrutamento e a seleção no mesmo dia. Ou seja, segundo ele, o acerto é que o recrutamento ocorreria ontem e as entrevistas hoje. Por outro lado, afirmou que essas são apenas as primeiras vagas disponibilizadas pela empresa de um total de 350. "A medida que forem sendo liberadas novas atividades iremos fazendo recrutamentos. Para hoje (sexta-feira) temos disponível apenas para técnico de Meio Ambiente e Engenheiro de Segurança do Trabalho", ressalta. 

A obra
A instalação da Incomisa, em Bagé, será ao longo da BR-293, aproximadamente, a três quilômetros do trevo da Santa Tecla, no sentido de Candiota, e ocupará área física de 3,5 hectares. Conforme o projeto do empreendimento, serão fixadas cerca de 150 torres de aço galvanizado de 30 a 60 metros de altura, partindo da subestação da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), localizada no principal acesso de Bagé. O prazo de execução da obra é 60 meses e deve envolver cerca de 350 pessoas.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...