MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pampa Sul garante retenção de até 99,9% das partículas lançadas na atmosfera

Publicada em 16/08/2019
Pampa Sul garante retenção de até 99,9% das partículas lançadas na atmosfera | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pluma branca pode ser visualizada na chaminé e nas torres de resfriamento

O conjunto tecnológico empregado na UTE Pampa Sul, desde a caldeira de leito fluidizado, enquadrada como uma tecnologia limpa para a combustão carvão, até os sistemas de abatimento de emissões atmosféricas, formado por um conjunto composto pelo precipitador eletrostático, filtro de manga e um lavador de gases (Flue Gas Dessulfurization - FGD), são capazes de alcançar níveis de abatimento de materiais particulados lançados pela chaminé da Usina em até 99,9%, realizando a emissão apenas de uma pluma branca de vapor resultante do processo de resfriamento de gases.
“A cinza leve resultante do processo de queima do carvão passa pelo sistema de abatimento de material particulado, e desse processo de limpeza resultam alguns gases que, quando passam pelo FGD, são lavados por uma solução com calcário e água filtrada que reage com os óxidos de enxofre presentes nos gases de exaustão.
Das trocas térmicas da temperatura dos gases, resulta a pluma branca de vapor que pode ser visualizada na chaminé da Usina. A intensidade da pluma é proporcional as trocas de calor e fica mais visível ainda em dias secos, pois nessas condições há um contraste entre a pluma branca e o céu azul”, explica o gerente de operação da UTE Pampa Sul, Renato Schmidt Barbosa.
Os 200 metros de altura da chaminé da UTE Pampa Sul auxiliam na dispersão dos gases, contribuindo para a minimização dos impactos sobre a qualidade do ar.
“Sempre que a UTE Pampa Sul estiver em operação estará emitindo esta pluma branca pela sua chaminé. E, se considerados os níveis de abatimento de materiais particulados e de lavagem dos gases, podemos destacar que a emissão da pluma branca é um indicador positivo de que a Usina está operando conforme os padrões exigidos pela legislação e pela Licença de Operação (LO) da Usina, emitida pelo Ibama, que utiliza parâmetros internacionais e modernos para a medição das emissões atmosféricas”, acrescenta Barbosa.
Outro aspecto que pode ser observado durante a operação da Usina é uma pluma de vapor resultante das torres de resfriamento que, apesar de aspecto semelhante à pluma lançada pela chaminé, tem densidade mais baixa e é formada apenas por vapor de água.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br