ANO: 25 | Nº: 6401

Egon Kopereck

egonkopereck@gmail.com
Pastor da Congregação Evangélica Luterana da Paz
17/08/2019 Egon Kopereck (Opinião)

O que é a nossa vida?

Amigos leitores!
O que é a nossa vida? Eis aí uma pergunta interessante, intrigante e desafiadora. Muitos vivem, agem e pensam que são donos de sua vida e do seu futuro. Grande ilusão. Quem de nós sabe o que vai acontecer amanhã, semana que vem, em 2020? Nosso futuro é uma incógnita. Isso porque não somos nós que definimos e decidimos o nosso futuro. Diz a Bíblia Sagrada, em Tiago 4.13-15: "Escutem, agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo".
Sim, "se Deus quiser". Fazer planos é normal, bom e necessário. Quem não planeja, não chega a lugar nenhum. Ter sonhos é bom. Disse alguém: "Sonha com as estrelas, nem que depois só chegues até as nuvens, mas somente vai chegar até as nuvens, quem uma vez sonhou com as estrelas". Sonhar, planejar, ter metas e desafios, tudo é possível, mas sempre banhado no espírito de humildade e submissão: "Se Deus quiser".
Há um mês, eu tinha diante de mim grandes planos, muitas atividades, grandes e belos desafios. Eu achava que não poderia ficar fora de Bagé, diante destas programações e do que tinha para ser feito. E Deus disse: "A tua vida está nas minhas mãos". E, de uma simples consulta ao cardiologista, veio a orientação para fazer um cateterismo e, desse procedimento, para alguém que pensava não ter nenhum problema cardíaco, veio uma internação hospitalar urgente, uma cirurgia que durou seis horas para colocação de três pontes de safena e uma de mamária. Além disso, o recolhimento por 45 dias, para só então, pensar num lento retorno às atividades normais.
Que é a nossa vida? "Se Deus quiser, faremos isso e aquilo". Essa é a grande verdade. E eu sei bem disso. Quantas são as pessoas que vivem e agem como se fossem donas de suas vidas e pudessem comandar o amanhã, segundo seu bel prazer. Certo dia, ao falarcom alguém sobre a fé no Salvador Jesus e o seu futuro nas mãos de Deus, esta pessoa me disse: "Eu ainda sou muito jovem. Preciso trabalhar e lutar para garantir o meu futuro. Mais tarde vou pensar nessas coisas de fé, igreja e participação".
Quem conhece o seu amanhã? A nossa vida aqui nesse mundo, é como passar por sobre uma ponte. Temos pontes pequenas, de tamanho médio e grandes. O cristão, aquele que ama a Deus, vai passar sobre a ponte, mas jamais vai construir a sua casa sobre a ponte. O seu objetivo é chegar do outro lado, onde está a sua verdadeira residência, sua verdadeira morada, junto a Pátria Celeste, junto a Deus.
Amigo, o que é a nossa vida? Não deixe para depois a decisão mais importante. Entregue, consagre, dedique sua vida a Deus enquanto é tempo, pois hoje, ainda estamos a caminho. Amanhã ... bem, o amanhã a Deus pertence. Não permitamos que o "mais tarde" se transforme em "tarde demais".
Lembremo-nos das palavras de Provérbios 16.9: "O coração do ser humano traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos".
Um abraço!



Pastor Congregação Evangélica Luterana Da Paz

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...