MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Operação Matilha é deflagrada em Pedras Altas

Publicada em 21/08/2019

A Polícia Civil, através da Força-Tarefa das Delegacias Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrabs), deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Matilha, destinada a combater a prática do abigeato e ataques de cães a rebanhos de ovinos no município de Pedras Altas. Um homem foi preso.

A atividade, que contou com apoio da Brigada Militar e da Secretaria Estadual de Agricultura, prendeu um homem em flagrante, após a equipe da Decrab/Bagé investigar, desde o mês de maio, um grupo de indivíduos por crimes de abigeato, caça ilegal de animais silvestres; e por falta de guarda de cachorros ferozes que atacavam rebanhos de ovinos.

Conforme os agentes, apenas em 2019, mais de 100 ovinos já foram mortos por ataques de matilhas de cachorros em Pedras Altas, fato que gera prejuízo aos produtores rurais. O município também apresenta elevados índices de abigeato.

Diante dos fatos, após quase quatro meses de investigações, o delegado André Mendes, coordenador da Força-Tarefa das Decrabs, representou por mandados de busca e apreensão na residência de 10 indivíduos, suspeitos de integrarem o grupo criminoso. O pedido foi atendido pelo Poder Judiciário, tendo a operação apresentado o resultado de uma prisão em flagrante, uma propriedade rural inspecionada, três armas de fogo apreendidas. Dois proprietários de cães ferozes foram notificados por possuírem, ao todo, 21 cachorros, que ofereciam risco, animais estes que são apontados como responsáveis pelos ataques. Dois proprietários de cães foram notificados e responderão por maus tratos contra os animais.

A operação também reuniu representantes da Rede de Proteção Ambiental e Animais do Vale do Taquari (Reprass) e do Sistema Farsul. Os técnicos confeccionaram laudos e relatórios apontando as condições com que cães estão sendo criados no Assentamento Regina, principal foco das matilhas de cães. O material produzido pelas entidades servirá para embasar ofício ao Ministério Público Estadual, visando outras medidas cabíveis.

Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br