MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto prevê Teatro Municipal com 390 lugares em Bagé

Publicada em 21/08/2019
Projeto prevê Teatro Municipal com 390 lugares em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Espaço será todo modificado

Após vários encontros para a construção e escolha do espaço que irá abrigar, futuramente, o Teatro Municipal de Bagé, produtor da empresa Impacto Desenvolvimento Cultural, Francisco Miron Roloff, e o arquiteto da Casa A Arquitetura, Elso Engleitner, apresentaram, ontem, o projeto arquitetônico elaborado para a estrutura destinada, em especial, às artes cênicas. O encontro de apresentação ocorreu na Biblioteca Pública Doutor Otávio Santos, imóvel onde será erguido o espaço cultural e contou com representantes de vários segmentos.

Conforme Rollof, o pré-projeto foi elaborado com base nas necessidades apontadas em reuniões anteriores, realizadas em Bagé. Ele comenta que, após aprovação da prefeitura, começa a fase de tramitação junto ao Estado, para aprovação de recurso da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O produtor ressaltou que a construção do Teatro, na Rainha da Fronteira, irá preencher uma lacuna de mais de 100 anos e que, segundo ele, o mais importante é a consolidação de uma parceria público-privada entre as empresas e a Prefeitura. “Estamos trabalhando sem receber, quando aprovar e captar os recursos no Conselho Estadual de Cultura, nós ressarcimos os custos”, detalhou.

O tipo de parceria mencionado, de acordo com Rollof, já está sendo desenvolvido em outros municípios gaúchos. “Temos obras em Santo Ângelo, Horizontina e Ijuí, onde fica a sede das empresas”, comenta. Para ele, através da Lei de Incentivo, Bagé poderá ser presenteada com o empreendimento. “O município deixa de receber grandes espetáculos por falta de um espaço adequado. A obra irá preencher esta lacuna”, ressaltou.

Engleitner, que desenvolveu o projeto, salientou que ainda não foi realizado o orçamento para a construção. Porém, ele explicou que a Biblioteca Pública será toda modificada e passará, por exemplo, a contar com um hall de entrada em comum para o Teatro. Além disso, serão implantados 390 lugares, elevadores, banheiros e acessibilidade para os três andares do prédio, além de serem criados um espaço gastronômico e um local para ensaios.

A secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Oliveira, salientou a importância da obra. Ela disse que uma cidade histórica, como Bagé, não pode ficar sem o um teatro. A construção do empreendimento, vale citar, está sendo articulada desde o início de gestão do prefeito Divaldo Lara, ao longo de agendas que envolvem o Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br