MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Roberto Alcalde embarca para o Parapan em Lima

Publicada em 21/08/2019
Roberto Alcalde embarca para o Parapan em Lima | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Nadador participa dos jogos pela terceira vez

Depois dos Jogos Panamericanos, em que o Brasil terminou em segundo no quadro geral de medalhas, é a vez do paradesporto entrar em ação. Do dia 23 de agosto até 1º de setembro, Lima (Peru) recebe o Parapan, edição que será a maior da história, com 1.890 atletas, de 33 países, em 17 modalidades. O Brasil será representado por 337 atletas em todos os esportes, também a sua maior delegação até hoje. E dentro desse contexto, Bagé será representada nas piscinas com Roberto Alcalde Rodriguez.
O bajeense embarcou na terça-feira e chegou ontem na capital peruana. A delegação brasileira de natação conta com 40 atletas. Alcalde competirá em quatro provas: 400m livre (dia 25), 50m borboleta (26), 100m peito – sua principal (27) e 200m medley (31). Diariamente, na natação, as eliminatórias ocorrerão a partir das 11h. Já as finais sempre iniciarão a partir das 19h. No Brasil, os direitos de transmissão do Parapan são do Grupo Record, que distribuirá a cobertura do evento entre Record TV, Record News, o serviço de streaming Play Plus e no site R7.com, cujo acesso é gratuito.
Esta será a terceira vez que Alcalde competirá num Parapan. A estreia foi em 2011, em Guadalajara (México), quando ficou em quinto lugar nos 100m peito. Em 2015, na cidade de Toronto (Canadá), o bajeense evolui e conquistou medalha de ouro, nos 100m peito, e bronze, nos 200m medley. Agora, busca o bicampeonato da prova em que é especialista. "Minhas expectativas são de tentar fazer o melhor tempo que eu conseguir. O foco ainda é o mundial que será em seguida. Então, não vai dar pra descansar tanto no Parapan, mas a minha expectativa é de bons resultados, principalmente, nos 100m peito", ressaltou ao jornal MINUANO.

Mundial: próxima parada

Assim que terminar o Parapan, Alcalde viaja direto para a 10ª edição do Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que acontece em Londres (Inglaterra), de 9 a 15 de setembro. Inicialmente, a competição seria na Malásia. Entretanto, em virtude da negativa do governo local em permitir os vistos para a delegação de Israel, o mundial foi transferido para Londres. O Brasil será representado por 26 nadadores.
Até o momento, Alcalde está confirmado em duas provas: 100m peito e o revezamento misto 4x50m medley. Entretanto, nos próximos dias, pode garantir participação em outras. O bajeense tenta pela segunda vez o título mundial. O feito foi conquistado em 2013, em Montreal (Canadá), nos 100m peito.

Retrospecto em 2019

Nesta temporada, Alcalde tem 100% de aproveitamento. Após um treinamento intensivo em Rio Maior (Portugal), o bajeense começou o ano com medalha de ouro no Open Loterias Caixa, com a marca de 1min 36s, a sua melhor nos últimos três anos. E pelo Circuito Loterias Caixa, que vale como campeonato brasileiro, ocorreram duas etapas. Na primeira, ganhou ouro nos 100m peito, 400m livre e prata nos 200m medley. E na segunda, ouro nos 100m peito.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br