MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Acadêmicos de História e Pedagogia participam de aula inaugural do segundo semestre

Publicada em 22/08/2019
Acadêmicos de História e Pedagogia participam de aula inaugural do segundo semestre | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Com o tema "Reflexões sobre Educação e Patrimônio Cultural", aconteceu, na noite de terça-feira, a aula inaugural dos cursos de História e Pedagogia da Urcamp. No Salão de Atos do campus central, o historiador Alessandro Carvalho Bicca conversou com as acadêmicos sobre a trajetória da educação e preservação do patrimônio a partir das pesquisas desenvolvidas por ele.

O tema da aula inaugural faz alusão, também, à Semana do Patrimônio Histórico, desenvolvendo temas referentes à questões patrimoniais, ampliando este debate dentro do curso de História. Já para a área da Pedagogia, foi debatida a história da Educação com enfoque no município.

Clarisse Ismério, coordenadora do curso de História, relata que a ideia da aula inaugural surgiu após um encontro com Bicca. "Eu queria que os alunos do curso conhecessem um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por ele na área da educação", explica.

No encontro, o historiador falou sobre a importância de trabalhar com fontes confiáveis, como àquelas retiradas de jornais e periódicos, utilizando a imprensa como fonte principal de informação. "Bicca trabalha muito com jornais. E isso é importante para mostrar, também, no que pode se transformar a informação, tanto para quem atua na área da comunicação quanto para historiadores e quem atua na área da educação", aponta.

Sobre a atividade que deu enfoque à história da Educação em Bagé, a coordenadora do curso de Pedagogia, Viviane Gentil, destacou que "é importante que os alunos percebam a construção da educação em Bagé, os modelos educacionais que se inseriram na região para que, a partir do passado, eles possam entender o que se tem hoje nas escolas e as formas que se desenvolve a educação no município", explica.

Curso lança concurso para escolha de logomarca

Durante o evento, foi lançado o concurso para escolha do novo logo do curso de História da Urcamp. Com a implantação da Graduação I, proposta no início deste ano, os cursos estão passando por remodelação dos currículos, além da identidade visual de cada um.

O curso de História, por exemplo, já conta com um novo slogan, criado pela própria coordenadora, "História: ciência do tempo e da criatividade". Agora, Clarisse abre espaço para que tanto acadêmicos quanto a própria comunidade possa participar da escolha do novo logo, o símbolo que irá representar o curso.

Lançado terça-feira, o concurso tem duração de 30 dias. As propostas devem atender alguns critérios preestabelecidos como: estar em consonância com o novo slogan e ter como base as cores roxa e lilás. As propostas devem ser enviadas para o e-mail concursodologo@gmail.com, junto às informações para contato com o autor. A logomarca deve ser encaminhada nos seguintes formatos: arquivo vetorial em formato .cdr (Corel) ou .psd (Photoshop); imagem em formato .png, com dimensões 1024x1024 pixels.

As propostas serão avaliadas por uma banca interna, formada por profissionais da Instituição. O resultado será postado na página oficial da Urcamp, no Facebook. O logo com o contato do artista será divulgado nas redes sociais da Urcamp e no Jornal Minuano.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br