MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Anunciada construção de prédio da radioterapia em Bagé

Publicada em 23/08/2019
Anunciada construção de prédio da radioterapia em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Comitiva recebeu notícia em agenda com o secretário-executivo do Ministério da Saúde

 

Desde que foi inaugurada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em dezembro de 2010, uma expectativa passou a girar em torno da disponibilização do serviço de radioterapia em Bagé. A articulação, que iniciou ainda em 1999, ganhou corpo em 2012, quando um termo de adesão ao Plano de Expansão da Radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi formalizado. E nesta quinta-feira, enfim, veio a notícia mais esperada. O Ministério da Saúde confirmou a realização da licitação para construção de um prédio, totalmente novo, para receber o serviço. O investimento previsto atinge a marca de R$ 10,6 milhões.

Em agenda junto a uma comitiva de Bagé, composta por lideranças como o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, o provedor da Santa Casa de Caridade de Bagé, Jorge Moussa, a presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, bem como deputados e outros representantes políticos e de instituições, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, confirmou a licitação para 15 de setembro, já projetando o início dos trabalhos para o dia 29 de novembro.

“Esse projeto de Bagé a gente sabe que é extremamente importante para toda aquela região. É a região do Estado que mais precisamos ter mais atenção (...)  Perdemos espaços nos últimos anos no que diz respeito à economia do Rio Grande do Sul. Acho que isso é um investimento que trará qualidade de vida para a população, e que melhorará até a economia. Isso é importante para o município. Junto disso vem um conjunto de outras ações que melhoram a situação de vida dos nossos amigos de Bagé. O projeto está autorizado, bem encaminhado”, avaliou ao atestar o cronograma de trabalho.

Na mesma oportunidade, Divaldo, responsável por fazer o anúncio oficial da empreitada, comemorou a confirmação por parte do Ministério. “Muita emoção. Difícil até escrever o que significa o início da construção da nossa radioterapia em Bagé. Parabéns para todos que sempre acreditaram, que ajudaram para que esse anúncio acontecesse”, destacou em suas redes sociais. Após, em conversa com o MINUANO, recordou se tratar de uma reivindicação iniciada quando ele ainda era vereador. “Me somei nessa luta. Em 2014, comecei a articular agendas e, quando assumi como prefeito, estabeleci como uma das grandes e ousadas metas para a saúde de Bagé e região. Começamos na Casa Civil, com o ministro Onyx Lorenzoni, junto aos deputados Afonso (Hamm) e Rodrigo (Lorenzoni). Isso tem um significado extraordinário. Porque pessoas não vão mais sofrer com as distâncias. Será, com certeza, um salto de desenvolvimento”, completou o chefe do Executivo ao frisar que o anúncio representa uma conquista da união de esforços de lideranças, construída a partir de muito diálogo. “Agora, vamos acompanhar a obra e, até o final do ano que vem, esperamos iniciar os atendimentos. De parte da prefeitura, já estamos emitindo o alvará de instalação”, concluiu.

Em contato com a reportagem, Kalil lembrou tratar-se de uma conquista histórica, uma luta de pelo menos duas décadas de pessoas que entendiam a importância de Bagé contar com o serviço. “É algo fantástico, que vai completar um ciclo de atendimentos essenciais. A partir do funcionamento, o município será uma referência não só para a região, mas para o Estado”, disse ao comentar que pacientes que, na atualidade, precisam se deslocar por longas distâncias, passarão a ser atendidas de maneira próxima e ágil. “O ganho não é só em agilidade, mas com a diminuição do sofrimento”, exaltou.

Para o provedor da Santa Casa, a nova estrutura tornará Bagé uma referência. Ele agradeceu o empenho de Hamm que, em todos os mandatos, se dedica à Santa Casa. E sobre a radioterapia, lembrou que ele e o deputado estiveram, no Ministério da Saúde, em 2018, articulando a renovação da filantropia que garantiu o andamento do processo para viabilizar a obra da radioterapia. “Em nome da Santa Casa e de toda a população de Bagé, agradecemos o empenho do deputado com o hospital e quem ganha são todos municípios da região”, mencionou.

Por sua vez, a reitora da Urcamp (que, segundo revelado por Divaldo, fez, há oito anos, o laudo de liberação do terreno que, agora, sediará a radioterapia), destacou o ganho social para a Campanha gaúcha. “Principalmente quem não tem condições de viajar e, muitas vezes, precisava ficar longe de casa durante o tratamento, até mesmo dentro de um carro, esperando. Agora, os pacientes poderão ser atendidos e retornar até suas casas”, frisou ao destacar um exemplo de melhoria evidente.

Articulação parlamentar

Integrante das articulações em Brasília, o deputado Afonso Hamm emitiu nota sobre o anúncio. Ele mencionou que, em 2018, esteve junto à provedoria da Santa Casa, no Ministério da Saúde, para tratar da renovação da filantropia da instituição hospitalar, o que na ocasião ficou garantido e habilitou o Hospital para o plano de expansão da Radioterapia. "Trata-se de uma grande conquista para toda região. E, quando estiver em funcionamento, o serviço deverá atender, diariamente, de 50 a 60 pessoas, permitindo um melhor tratamento oncológico aos pacientes.

Por sua vez, o deputado Rodrigo Lorenzoni, que acompanhou as agendas na capital federal, frisou que ‘a saúde deve ser uma área absolutamente prioritária de todo e qualquer governo’. “Tem sido uma satisfação poder contribuir com a gestão de Bagé ao articular junto ao governo federal a liberação de recursos tão importantes para melhorar a qualidade de vida dos gaúchos”, destacou.

Estrutura

A estrutura deve ser construída ao lado do prédio atual da Oncologia, onde hoje há um terreno baldio, e terá cerca de 800 metros quadrados. Servidores do Ministério já realizaram várias visitas ao local e dois técnicos em radiologia do hospital passaram por uma qualificação.
A obra, coordenada pelo Ministério da Saúde, vai abrigar serviço de Radioterapia na modalidade teleterapia. O aparelho trabalha com fótons e elétrons, que permitem tratar doenças profundas (em órgãos como pulmão e esôfago) e também superficiais, na pele e tecidos subcutâneos. O espaço deverá contar com equipamentos de alta tecnologia, sistemas de climatização, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes, além de contar com espaços de acessibilidade, visando o conforto dos pacientes.

Cronograma

·         Projeto básico: aprovado em julho de 2018.

·         Projeto executivo: aprovado em 16 de agosto de 2019.

·         Licitação: 15 setembro de 2019.

·         Início das obras: 29 novembro de 2019.

·         Término das obras: 24 setembro de 2020.

·         Início das operações: 1º de dezembro de 2020.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br