MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Saúde implanta faltômetro para chamar a atenção sobre faltas em consultas

Publicada em 24/08/2019
Saúde implanta faltômetro para chamar a atenção sobre faltas em consultas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Quadro expõe ausências de pacientes em cada especialidade

A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé está implantando o "faltômetro", em todas as Unidades Básica de Saúde do município. O mecanismo consiste em um quadro onde fica exposta a quantidade de faltas em cada especialidade oferecida pela UBS, para que a população possa visualizar o número de pacientes que agendam sua consulta, mas não comparece.

O pioneiro na iniciativa é o posto Damé que, em seu primeiro mês, segundo levantamento, apontou a ausência de pacientes em consultas ginecológica, clínica, pré-natal, puericultura, bem como na realização de serviço preventivo.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, destaca que a falta não só prejudica o próprio paciente, mas também acaba atrasando os outros que estão precisando da consulta e que o quadro visa conscientizar os pacientes sobre a importância do comparecimento e reduzir o índice de ausências. "Estamos iniciando a utilizar os faltômetros para sensibilizar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre as faltas a consultas. É importante que os usuários lembrem-se que, ao não comparecer na consulta, tiram a vaga de outra pessoa", argumenta o gestor.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica, Anelise Lins, o faltômetro demonstra que existe mais oferta de consultas e serviços do que procura e que a população nem sempre consciência de que precisa ir à consulta ou então desmarcar. "A oferta é suficiente. Agora, pretendemos demonstrar, através dessa iniciativa, que a falta nos atendimentos prejudica outros pacientes que poderia ser beneficiado com o serviço. Queremos conscientizar a população", informa.

O sistema de agendamento é uma medida implantada pela administração para agilizar os atendimentos da população. Deste modo, pacientes têm hora e data marcadas para comparecer na unidade de saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br