ANO: 26 | Nº: 6523
24/08/2019 Cidade

Saúde implanta faltômetro para chamar a atenção sobre faltas em consultas

Foto: Divulgação

Quadro expõe ausências de pacientes em cada especialidade
Quadro expõe ausências de pacientes em cada especialidade
A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé está implantando o "faltômetro", em todas as Unidades Básica de Saúde do município. O mecanismo consiste em um quadro onde fica exposta a quantidade de faltas em cada especialidade oferecida pela UBS, para que a população possa visualizar o número de pacientes que agendam sua consulta, mas não comparece.

O pioneiro na iniciativa é o posto Damé que, em seu primeiro mês, segundo levantamento, apontou a ausência de pacientes em consultas ginecológica, clínica, pré-natal, puericultura, bem como na realização de serviço preventivo.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, destaca que a falta não só prejudica o próprio paciente, mas também acaba atrasando os outros que estão precisando da consulta e que o quadro visa conscientizar os pacientes sobre a importância do comparecimento e reduzir o índice de ausências. "Estamos iniciando a utilizar os faltômetros para sensibilizar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre as faltas a consultas. É importante que os usuários lembrem-se que, ao não comparecer na consulta, tiram a vaga de outra pessoa", argumenta o gestor.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica, Anelise Lins, o faltômetro demonstra que existe mais oferta de consultas e serviços do que procura e que a população nem sempre consciência de que precisa ir à consulta ou então desmarcar. "A oferta é suficiente. Agora, pretendemos demonstrar, através dessa iniciativa, que a falta nos atendimentos prejudica outros pacientes que poderia ser beneficiado com o serviço. Queremos conscientizar a população", informa.

O sistema de agendamento é uma medida implantada pela administração para agilizar os atendimentos da população. Deste modo, pacientes têm hora e data marcadas para comparecer na unidade de saúde.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...