ANO: 25 | Nº: 6386

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
26/08/2019 Divaldo Lara (Opinião)

Confirmado! Bagé terá Radioterapia!

Sensação de dever cumprido! Esse foi o sentimento que trouxemos de Brasília, após a confirmação da Radioterapia para Bagé. Uma luta de cerca de 20 anos, quando Bagé sequer tinha qualquer tratamento para o câncer e nosso, hoje secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, e um grupo formado para lutar pela causa, começou acreditando que Bagé podia e merecia este tratamento.
Agora, com a Radioterapia, o tratamento passa a ser completo. Será um investimento de R$ 10 milhões para a construção da sala e equipamentos necessários e cujas obras têm previsão para início em novembro deste ano.
A história começou com 1999 e, no ano seguinte, um grupo do Governo do Estado esteve aqui para dizer que Bagé não teria condições de ter o tratamento da oncologia, por questões técnicas e de números. Entretanto, não se tratava de números, mas de pessoas, que precisavam se deslocar a grandes distâncias para qualquer tipo de intervenção neste sentido. E a luta de Mário Mena Kalil continuou, até a conquista do credenciamento e a construção do Centro de Oncologia, onde os bajeenses já dispõem do tratamento de quimioterapia.
Contei um pouco deste início para mostrar que foram várias as etapas e progressos graduais até chegarmos a esse novo momento, que vivenciamos esta semana. Quero agradecer o empenho do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, que articulou as agendas em Brasília e faz parte, conosco, do êxito.
Em todos os momentos, houveram pessoas que não acreditaram na nossa cidade e hoje ainda há. Mas o grande número das que acreditam e enxergam o benefício e que vale a pena lutar, é maior.
Esta é uma vitória para todos aqueles que passaram e ainda passam pelo tratamento fora do município, que passaram pela dificuldade de ter que viajar e não ter onde ficar, em anos anteriores, quando Bagé ainda não tinha uma casa de hospedagem para abrigar esses pacientes.
Na prática, a Radioterapia na nossa cidade significa que o bajeense poderá realizar todo seu tratamento aqui, perto da família, sem os desconfortos de uma viagem, após os procedimentos. E que passará a ser uma realidade, a partir do ano que vem.
Mais do que os muitos feitos pelo nosso secretário Mário Mena, ele é um gestor que está mudando o conceito de saúde em Bagé. A vinda da radiologia, que por si só já é uma enorme conquista, faz parte de um conjunto de melhorias que nosso gestor vem promovendo pela nossa cidade. E vem mais por aí... O aumento no horário de atendimento nos postos de saúde, que atenderão a população 12 horas seguidas, é mais um deles. Mas isso é assunto para outro artigo.
Parabéns, Mário Mena, parabéns a todo nosso governo, que se empenha e vibra com cada conquista e que sabe que o bom atendimento e qualidade da saúde dos bajeenses é prioridade!

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...