MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pesquisa avalia a saúde de idosos de Bagé

Publicada em 26/08/2019
Pesquisa avalia a saúde de idosos de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo, que teve apoio do Centro de Ciências da Saúde da Urcamp, realiza avaliação de campo desde 2007

Os idosos do município de Bagé foram acompanhados, ao longo de quase uma década, por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em uma ação que contou com o apoio do Departamento de Medicina Social da UFPel, do Centro de Ciências da Saúde da Urcamp, da Secretaria Municipal de Saúde de Bagé e da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde. O estudo teve como objetivo acompanhar mudanças das condições de saúde e utilização dos serviços de saúde no período de 2008 a 2016/2017. Os resultados dessa análise foram divulgados recentemente.

De acordo com a análise, foram coletadas informações sobre a ocorrência de doenças crônicas, hábitos alimentares, atividade física, apoio social, utilização do sistema de saúde, violência, dentre outros temas. Também foi verificado o peso, a altura, a circunferência da cintura e da panturrilha, além da verificação da pressão arterial.

Em 2008, foram entrevistados 1.593 idosos de 60 anos ou mais de idade, residentes da área urbana de Bagé e, no acompanhamento, 757 idosos foram reentrevistados, construindo-se assim um estudo de corte. Neste período, foram identificados 638 óbitos.

Conforme a coordenadora da pesquisa, doutora Elaine Thumé, as mulheres representaram 62% do total dos entrevistados em 2008 e 65% em 2016/2017. No início da pesquisa, um idoso em cada seis morava sozinho e, na última coleta, diminuiu para um em cada quatro, sendo que 80% estavam aposentados. No período, a Hipertensão Arterial aumentou, de 55% para 67%, e a Diabetes Mellitus passou de 15% para 20%.

A pesquisadora salientou que foi produzido um folder com os principais resultados da pesquisa para ser enviado aos participantes e suas famílias. Para este segundo semestre, está prevista atividade com gestores, profissionais, comunidade acadêmica e comunidade em geral. “Através desta pesquisa, pode-se conhecer e acompanhar a saúde da população do município e propor estratégias para melhorar as condições de vida e de atenção à saúde”, disse.

O acompanhamento com os participantes do estudo será realizado através de contato telefônico nos próximos meses. Mais informações sobre o estudo SIGa-Bagé, podem ser encontradas na rede social Facebook: https://www.facebook.com/sigabage/, e no site do grupo AQUARES, com acesso e qualidade da rede de saúde (https://dms.ufpel).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br