MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Tenor Saulo Laucas quer ser cidadão bajeense

Publicada em 26/08/2019
Tenor Saulo Laucas quer ser cidadão bajeense | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Músicas italianas e eruditas integram repertório

Uma das atrações o Feirão “APAExone-se”, realizado neste final de semana pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bagé, foi o tenor Saulo Laucas, de 35 anos, que é cego e autista. O cantor impressionou a plateia com sua potência vocal e, também, com seu desejo de se tornar um cidadão bajeense. Ele se apresentou com a Orquestra Jovem do Pampa, que fez um show a parte com parcerias de músicos do Exército, professores do Instituto Municipal de Belas Artes e da escola Cheisa Goulart.

Durante a apresentação, que iniciou com Sole Mio, Saulo, apesar de ser tímido, soltou algumas palavras do dicionário Gaúcho e disse que ama Bagé. No final da apresentação, recebeu a reportagem junto com sua mãe, Vanessa Laucas. Ela confirmou que o tenor já pediu para procurar uma casa em Bagé. “Ele disse que as pessoas são boas e ninguém machuca ninguém”, relatou.

Saulo contou que ganhou um pala e disse que o frio em Bagé é de 'renguear cusco'. “Gosto muito daqui”, comentou. Essa é a segunda vez que ele se apresenta no município.

Segundo Vanessa, que é mãe de oito filhos naturais e dois adotados, apenas Saulo e outro filho saíram com o dom musical. Ela comenta que ainda jovem era muito introspectivo e, para melhorar a convivência, começou a estudar música. “Aos 19 anos, apareceu sua voz”, disse. O tenor canta musicas italianas e eruditas mas, no final da entrevista, arriscou o Canto Alegretense. Ele adiantou que está finalizando um CD.

Feirão APAExone-se

Dentro da programação do feirão, várias outras atrações subiram ao palco. Além disso, intensa programação cultural ocorreu no Largo do Centro Administrativo. De acordo com o presidente da Apae, Luis César Silva, sete concessionárias, uma financeira e várias empresas participaram do evento, que contou com venda de carros, brinquedos, exposição de parceiros e patrocinadores e oficina de teatro com Tholl e Bebé. “A venda dos espaços foi revertida para a instituição”, comenta.

No domingo, a programação musical iniciou às 14h, com show da banda Som da Cor. Às 16h, teve  show com a dupla Estela e Mariano e, após, apresentação do grupo de dança da Apae. Silva ressaltou que foi realizado o sorteio de uma televisão de 50 polegadas. “Os objetivos foram cumpridos. Foi valorizada a inclusão e a Apae ficou em evidencia”, comentou.

A Apae proporciona, a seus assistidos, 22 especialidades de atendimentos, entre as quais se destacam neurologia, fisioterapia, equoterapia, psicologia, psicopedagogia, nutrição, psicomotricidade, grupo de estimulação precoce (GEP), para bebês recém-nascidos, até três anos, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação artística, dança, educação física, bocha adaptada, musicoterapia, reforço escolar, serviço social e Reiki.  Do total de atendimentos, somente seis são contemplados pelo Sistema único de Saúde (SUS).

O Feirão, além de auxiliar na arrecadação financeira, também marca as atividades comemorativas aos 50 anos da Apae. A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência segue até quarta-feira. Hoje, discentes do curso de Sistemas de Informação, Arquitetura e Psicologia da Urcamp ministram a palestra “Empatia, inclusão social e oficinas sensoriais”, a partir das 14h, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza.

Na terça-feira, 27, tem roda de conversa, também no complexo do Museu, com o tema “Pessoas com deficiência e a família no contexto atual”, a partir das 13h30min. A atividade encerra na quarta-feira, 28, com uma atividade voltada, especialmente, para os assistidos da Apae e familiares. A partir das 20h, no Complexo do Museu, acontecem apresentações do grupo de dança da entidade e Fábrica de Gaiteiros.

 

Bagé Fest Food

Com o objetivo de fomentar a economia local, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) realizou, integrado ao Feirão APAExone-se, alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o 1º Bagé Fest Food. O evento reuniu 20 empresas de  gastronomia, e cervejarias da cidade.
De acordo com o titular da pasta, Bayard Paschoa Pereira, atividade ajuda a incentivar o comércio de food e beer truck, além de ajudar a Apae. "A iniciativa irá reverter 10% do valor comercializado para a instituição”, relatou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br