MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Câmara do arroz busca solução para distorções tributárias entre Estados

Publicada em 27/08/2019
Câmara do arroz busca solução para distorções tributárias entre Estados | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Debate abordou que principais demandas são a reforma tributária para o setor e a falta de competitividade

A 55ª reunião Ordinária da Câmara Setorial Nacional da Cadeia Produtiva do Arroz ocorreu na manhã desta terça-feira, no Auditório do Parque de Exposições Assis Brasil, na Expointer. O encontro contou com a participação de representantes de entidades produtoras de quatro Estados brasileiros, além da Associação Brasileira da Indústria do Arroz.

As principais demandas são a reforma tributária para o setor e a falta de competitividade. "É inadmissível que continue a concorrência entre os Estados provocada pelas distorções tributárias", afirmou o Presidente da Câmara Setorial do Rio Grande do Sul, Daire Coutinho.

Durante a reunião, o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, apresentou um panorama do setor no RS, que produz 70% de todo o arroz consumido no país. No Rio Grande do Sul, são 140 municípios gaúchos com a economia dependente da produção, com geração de 20 mil empregos diretos. É um emprego para cada 50 hectares plantados. No cultivo da soja, por exemplo, a relação é de um emprego para cada 200 hectares.

O panorama mostrou ainda os principais problemas dos produtores, como a baixa rentabilidade e o elevado custo de arrendamento. Na safra 2004/2005, a área plantada era de 9.032 hectares; em 2017/2018, a área caiu para 5.829 hectares. Além da redução das áreas, caiu o número de unidades produtivas e da produtividade. Segundo Velho, os orizicultores tentam solucionar os problemas de gestão com práticas classificadas como "da porteira pra dentro" da propriedade. "Mas precisamos da ajuda do governo nas questões 'da porteira pra fora' ", explicou.

Entre as soluções apontadas estão a redução de custos, um seguro mais eficiente, a busca de novos mercados para exportação, defesa comercial e incentivo ao consumo de produtos derivados do arroz. "Precisamos de ajuda na pauta tributária. A segurança alimentar do Brasil depende da produção de arroz do Rio Grande do Sul, e só podemos manter a produtividade se o Governo Federal viabilizar a produção. Não podemos depender do arroz da Ásia", disse o presidente da Federarroz.

Renato Rocha, que participou da reunião como representante do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, reafirmou a posição do governo, que condiciona um eventual aceno positivo ao setor ao andamento das privatizações e à evolução das medidas estruturantes da máquina pública. Essa foi a 55ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br