ANO: 26 | Nº: 6526
29/08/2019 Esportes

Roberto Alcalde é ouro no Parapan

Foto: Douglas Magno/CPB

Nadador fechará participação nos 200m medley
Nadador fechará participação nos 200m medley
Mais uma vez, o bajeense Roberto Alcalde Rodriguez, de 26 anos, mostrou a sua dominação nos 100 metros peito, classe SB5. Na noite de terça-feira, o nadador conquistou a medalha de ouro na prova, no Parapan, em Lima (Peru), com a marca de 1min 38s 41. Na largada, Alcalde ficou um pouco atrás dos seus competidores e completou os primeiros 50 metros na terceira posição. Porém, no retorno da piscina, conseguiu uma excelente arrancada. Quando completou 75 metros, ultrapassou o argentino Leonel Arevalo e, nos metros finais, o mexicano Pedro Rangel, garantindo a primeira posição.
Em entrevista ao jornal MINUANO, Alcalde ressaltou que, inicialmente, a largada não saiu como gostaria. Porém, conseguiu recuperar-se a tempo e impor sua estratégia. "Como era final direta, meu objetivo era ganhar a prova. Não saiu tudo perfeito, mas consegui cumprir. Minha prova, normalmente é assim. Não passo tão forte como a maioria dos adversários. Porém, tenho uma volta boa. Quando virei e percebi que o mexicano estava no meu lado, eu pensei: 'ou estou muito devagar ou o mexicano está voando (risos)'. Daí, foquei na parte final, onde é necessária a maior concentração e calma. No fim, deu certo", enfatiza.
Agora, Alcalde se concentra para sua terceira e última prova no Parapan, que será os 200m medley, sábado, às 19h13min. "Minha chance de medalha nos 200m medley é difícil. O foco é tentar nadar o melhor possível e fazer uma boa parcial na parte do peito. Já cumpri meu dever no Parapan. Agora, o foco será o Mundial", ressalta.

Retrospecto

Esta é a terceira vez que Alcalde compete num Parapan. A estreia foi em 2011, em Guadalajara (México), quando ficou em quinto lugar nos 100m peito. Em 2015, na cidade de Toronto (Canadá), o bajeense evoluiu e conquistou medalha de ouro, nos 100m peito, e bronze, nos 200m medley. Agora, conquistou o bicampeonato na prova em que é especialista.
De Lima, Alcalde parte direto para Londres (Inglaterra), onde participará do Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que acontece de 9 a 15 setembro. O bajeense tentará pela segunda vez o título mundial nos 100m peito. O primeiro foi conquistado em 2013, em Montreal (Canadá).

A origem

Nascido em Bagé, no dia 14 de janeiro de 1992, Alcalde teve que enfrentar uma mielomeningocele, que é uma má formação na coluna, que acaba limitando os movimentos das pernas. Porém, aos nove meses de idade, no seu primeiro contato com a piscina, nem imaginava o que o destino reservava. Inicialmente, a água era somente uma ferramenta de hidroterapia. Mas, aos 14 anos, mudou-se junto da família para Florianópolis. E foi na capital catarinense que teve o contato com a natação e o paradesporto. Hoje é atleta do Vasco, seleção brasileira, treina no C.T Paralímpico, em São Paulo, e é um dos principais representantes internacionais da natação brasileira.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...