ANO: 25 | Nº: 6333
30/08/2019 Cidade

Assinado termo para adesão de Bagé no Saúde na Hora

Foto: Divulgação

Kalil e Divaldo buscam ampliar horário de atendimento dos Centros de Referência
Kalil e Divaldo buscam ampliar horário de atendimento dos Centros de Referência
Como noticiado pelo Jornal MINUANO, na edição de 24 de agosto, a Prefeitura de Bagé está em articulação para aderir ao programa Saúde na Hora, que prevê a ampliação do acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), por meio do funcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com horário estendido, o que atingirá os postos da Arvorezinha, Centro Social Urbano, Castro Alves e Floresta. Ontem, pela manhã, o secretário Mário Mena Kalil assinou o Termo de Compromisso do Executivo para acessar o programa
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, presente no ato, comentou sobre a adesão do município ao programa. "Os postos de saúde passarão a contar com horário de funcionamento estendido, ampliando o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas, exames, aplicação de vacinas e pré-natal. Uma das prioridades da nossa administração é a saúde e estamos trabalhando cada vez mais para oferecer atendimento digno aos nossos bajeenses", destacou.
Ao aderir ao Programa Saúde na Hora, o município assume compromisso voltado à ampliação de atendimento e a adesão está condicionada ao credenciamento e implantação das novas equipes necessárias para o cumprimento dos critérios exigidos pelo Programa. Kalil explica que as quatro unidades devem funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 7h30 até as 19h30. Porém, por determinação do chefe do Executivo, essas unidades permanecerão abertas até as 21h. "A medida tem como objetivo expandir o acesso aos serviços de atenção primária e diminuir a lotação das emergências. Agora estamos aguardamos a publicação da Portaria que formaliza a adesão do município de Bagé", completou o secretário.
De acordo com nota da assessoria de imprensa da Prefeitura, constará, no documento instrutivo do Programa, a ser publicado pelo Ministério da Saúde, a ficha de qualificação dos indicadores de desempenho e monitoramento do Programa, sendo esses relacionados à melhoria do acesso, da abrangência da oferta de serviços, da produtividade e da resolutividade da APS. "A aprovação dos compromissos especificados neste Termo, por parte do Ministério da Saúde, será oficializada por meio de portaria de homologação de adesão do município, a ser publicada", conclui o informe.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...