MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Discussão sobre evolução do status sanitário da aftosa reúne especialistas

Publicada em 31/08/2019
Discussão sobre evolução do status sanitário da aftosa reúne especialistas | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Geraldo Moraes destacou que encontro possibilita a produtores e gestores conhecer a realidade nacional em um único dia

Às vésperas do início de auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para avaliar as condições do Rio Grande do Sul para evoluir seu status sanitário para livre de aftosa sem vacinação, o Estado recebeu, sexta-feira, o 1º Fórum Nacional do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa). O evento foi realizado no auditório central do Parque de Exposições Assis Brasil, na Expointer, em Esteio.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, destacou a importância do fórum na Expointer: "É uma grande oportunidade de reunirmos pessoas de todo o Brasil para discutir a evolução do status sanitário dos Estados e, no caso do Rio Grande do Sul, de livre de aftosa sem vacinação, o que abrirá oportunidades comerciais importantes".

O fórum é organizado pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Divisão de Febre Aftosa, e com a colaboração da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e entidades do setor.

Na abertura do evento, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Moraes, destacou a importância do encontro, que possibilita a produtores e gestores conhecer em um único dia a realidade nacional. Pela manhã, foram discutidos os principais desafios do PNEFA e a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico. "Estamos aqui ouvindo e colhendo sugestões do setor", declarou Moraes.

Representante da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Maurício Saito reforçou a importância das ações do setor público e privado estarem de acordo. "Esse é um momento de evolução. O produtor está entendendo que o mundo exige não só alimento, mas segurança alimentar", declarou.

O Rio Grande do Sul está no Grupo 5 do Ministério da Agricultura, cuja previsão inicial era manter a vacinação contra a aftosa até 2021 e reconhecimento de zona livre da doença sem vacinação em 2023. Na próxima segunda-feira, inicia a auditoria do Ministério da Agricultura para avaliar a possibilidade de adiantar a retirada da vacinação contra a aftosa no Estado. "Nossa expectativa é positiva, mas a avaliação técnica é que vai identificar se há segurança na tomada de decisão", explicou Rogério Kerber, presidente do Fundesa (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS).

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br