ANO: 25 | Nº: 6399

Rochele Barbosa

rochelebarbosa@gmail.com
Jornalista formada pela Universidade da Região da Campanha. Responsável pela produção e reportagem do caderno de Saúde do Jornal MINUANO
02/09/2019 Caderno Minuano Saúde

Harmonização Orofacial: a nova especialidade da Odontologia

Foto: Divulgação

Capa
Capa
Na edição de hoje, o ondotologista Leandro Saavedra Argenti explica a nova especialidade da Odontologia, a Harmonização Orofacial, destacando o que é, quais as áreas abrangentes e os procedimentos que a incluem. Para isso, dividiremos os procedimentos de rejuvenescimento facial em tratamentos estéticos e cirúrgicos.
Em primeiro lugar, o profissional identifica a área de atuação do cirurgião-dentista na Odontologia. A área de atuação no plano frontal vai do limite frontal do osso hioide até a inserção do couro cabeludo e o limite lateral se estende do tragus do lado direito ao do lado esquerdo, abrangendo todas as estruturas anexas e afins.

Rejuvenescimento facial: técnicas aplicadas
“Botox” é utilizado para o tratamento das chamadas rugas de expressão, principalmente em região da testa e perto dos olhos (pés de galinha). A toxina diminui ou suprime temporariamente a contração dos músculos faciais quando aplicada. O procedimento pode ser realizado no consultório, porém recomenda-se não deitar, não praticar exercícios físicos e não massagear o local nas quatro horas seguintes. O efeito da toxina botulínica dura de três a seis meses.
A toxina botulínica é produzida pelo Clostridium botulinum, uma bactéria responsável pela paralisia muscular. A toxina botulínica atua na placa das terminações nervosas, paralisando-as. As toxinas têm diferentes sítios de ação no receptor, que impedem que seja liberada a acetilcolina. Após um período de quatro a cinco meses de paralisação, ocorre nova reação de parte das terminações nervosas, que voltam a funcionar novamente.
As rugas ou vincos são produzidos pela contração frequente dos músculos subjacentes. Com o envelhecimento, os sulcos ou as rugas surgem perpendicularmente às fibras musculares responsáveis. A paralisia química criada pela toxina botulínica elimina a contração muscular e assim reduz as rugas e depressões dinâmicas.

Silhouette soft - Fio absorvível
O que é?
Os fios de sutura são compostos de ácido poliláctico com cones ou ganchos acoplados, que promovem uma sustentação do tecido onde são colocados. Por serem de material absorvível, não apresentam riscos e complicações como formações de granulomas de corpo estranho. Além do efeito de tensão e melhora da flacidez, o material também estimula a regeneração do colágeno, melhorando o aspecto final da pele, promovendo um benefício duplo.

Como funciona a técnica?
Os fios de sutura absorvíveis são aplicados por meio de duas agulhas no local desejado para o efeito “lifting”. Previamente é realizada uma anestesia local apenas nos pontos de entrada e saída da agulha. É um procedimento realizado em sala de procedimento adequada, sem necessidade de cortes cirúrgicos ou sedação. Em geral, para a colocação de dois fios, são necessários 30 minutos de procedimento. Ao final, o paciente pode voltar às suas atividades habituais sem esforço físico, abaixar a cabeça ou deitar de lado ou de bruços por 15 dias. Os fios apresentam uma duração em torno de 18 a 24 meses. Depois disso, a técnica pode ser aplicada novamente conforme a necessidade do paciente.
Quais os locais mais comuns de aplicação dos fios?
O local mais comum de aplicação é na porção inferior do rosto, para corrigir a flacidez do sulco nasogeniano (bigode chinês) e do sulco bucomental (sulco de marionete), queixa comum nos consultórios.
Outros locais que podem receber a aplicação dos fios são: maxilares, sobre as sobrancelhas para um efeito de lifting nas pálpebras superiores, pescoço, dentre outras.
Os fios de sutura absorvíveis apresentam-se como uma nova opção para o tratamento da flacidez cutânea. É um procedimento rápido e com resultados duradouros, porém absorvíveis, por isso, considerados mais seguros. Não substituem o lifting cirúrgico, mas promovem um resultado imediato após o procedimento.
A tração e fixação dos fios elevam as estruturas da face reposicionando-as e o seu processo de cicatrização interno aumenta a resistência dos tecidos ajudando a diminuir a queda.

Remoção da papada com ácido deoxicólico
É o primeiro e único tratamento não-cirúrgico, que contorna e melhora a aparência da gordura sob o queixo popularmente conhecida como papada.
As áreas com excesso de gordura abaixo do queixo são mapeadas e demarcadas, definindo os pontos onde será aplicado o ácido deoxicólico, de acordo com a necessidade. No mínimo duas aplicações, com intervalo de 21 dias, são necessárias para conseguir o resultado desejado, podendo chegar até seis, no caso de pacientes com maior quantidade de gordura. O procedimento leva em torno de 30 minutos.
Podem ocorrer vermelhidão e inchaço que desaparecem espontaneamente em alguns dias.
O ácido deoxicólico destrói o excesso de células gordurosas que causam a aparência de queixo duplo, e seu corpo naturalmente elimina a gordura de forma natural. Importante lembrar que o tratamento com esse ácido não substitui uma possível necessidade de um lifting facial em casos de flacidez. Esse tratamento é indicado para quem tem excesso de gordura sob o queixo, formando a papada. Durante a consulta inicial de avaliação, você deve falar sobre sua expectativa e o profissional irá determinar qual o melhor tratamento para você.
O ácido deoxicólico é um tratamento revolucionário, que oferece a possibilidade de melhorar a definição do rosto sem a necessidade de cirurgia ou longo período de recuperação.
Algumas sessões serão necessárias e variam conforme a quantidade de gordura a ser tratada.

MD CODES
O que são ?
Os MD Codes são pontos de aplicações de preenchedores criados para devolver o volume e preenchimento dérmico perdidos com o envelhecimento. Ou seja, os MD Codes são uma série de pontos precisos criados para orientar os tratamentos com preenchimento no rosto, que consistem em um número variável de pontos, divididos em áreas anatômicas da face. Cada ponto é representado por letras e números, onde as letras representam a uma determinada área anatômica e os números indicam a seqüência em que as injeções podem ser potencialmente aplicadas.
O MD Codes é uma técnica de tratamento que mantém a volumização total da face frente ao envelhecimento natural. Usando os pontos de aplicação o paciente pode tratar não apenas as rugas e depressões que lhe incomodam como devolver volumes que o tempo já apagou, trazendo mais jovialidade.

Quais áreas indicadas para a aplicação dos MD CODES?
Os MD Codes que são os preenchimentos dérmicos podem ser utilizados na face por inteira, proporcionando rejuvenescimento e volume com resultado natural e jovial. Os locais que mais se utilizam à técnica são: na testa, têmporas, supercílio, bochechas, olheiras, queixo e lábios, maxila, bigode chinês e linha da marionete.

Indicação e duração da aplicação
O MD CODES tem indicação tanto para homens quanto mulheres que já apresentem rugas e linhas de expressão, além de flacidez de leve a moderada e perdas de volume da face pelo envelhecimento.
O tratamento com o ácido hialurônico pode durar até dois anos dependendo do produto. O resultado aparece no mesmo dia e, ao contrário de uma intervenção cirúrgica, não demanda nenhum período de recuperação, ou seja, pode aproveitar hora do almoço e, caso acabe com algum tipo de hematoma eventual pode disfarçar com o uso de uma base, e voltar para o trabalho tranquilamente.

Rinomodelação - modelação nasal
Tem sua indicação em melhorar as depressões e algumas assimetrias do nariz, assim como elevar a sua ponta. A giba óssea, aquele "calombo" presente no dorso do nariz é uma das principais indicações, apagando seu desenho com preenchimentos de forma a harmonizar o desenho do nariz.

Aplicação
A aplicação dura cerca de 30 minutos e o produto já vem com anestésico. A paciente pode acompanhar a modelação do seu nariz, inclusive apontando os lugares que mais lhe chamam a atenção.

Duração e resultado
O tratamento com o ácido hialurônico pode durar até dois anos dependendo do produto. O resultado aparece no mesmo dia e, ao contrário de uma intervenção cirúrgica, não demanda nenhum período de recuperação.

Vantagens da Rinomodelação
A principal vantagem é se tratar de um procedimento minimamente invasivo feito no consultório e que permite um imediato retorno as atividades do dia a dia. Outra vantagem é o fato de ser reversível caso você não goste do resultado, o que é pouco provável.


Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...