MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hemopel coleta 86 bolsas de sangue em Bagé

Publicada em 02/09/2019
Hemopel coleta 86 bolsas de sangue em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sábado mobilizou 116 voluntários para doação

A coleta de sangue do mês de agosto foi realizada no sábado, nas dependências do Hospital Universitário Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda/Urcamp. Ainda abaixo da expectativa do Hemocentro de Pelotas (Hemopel), que aguarda sempre uma média de 100 bolsas, foram coletadas 86 bolsas na campanha.
A assistente social responsável pela ação em Bagé, Adriana Melo, conta que foram realizados 116 cadastros de voluntários. Contudo, 30 deles foram considerados inaptos para doação. Apesar de menor do que a expectativa do Hemopel, o número de coletas deste mês foi superior ao mês anterior, quando foram coletadas apenas 73 bolsas de sangue. Em junho, foi registrada a coleta de 98 bolsas.
Além dos doadores, a campanha de doação de sangue também mobiliza outros voluntários, que dedicam o sábado a ajudar de diversas formas. É o caso de Sandra Mara Machado e Eloá Ribeiro Silva, integrantes do Grupo da Saúde da Igreja Universal.
Sandra conta que o grupo participa de todas as campanhas de doação de sangue, mobilizando amigos e familiares. Através de um grupo de WhatsApp, organizam os voluntários para a campanha mensal. Quem doou na última campanha (e só poderá doar novamente após três meses) é convidado a levar um amigo ou familiar. "Hoje (sábado) conseguimos mobilizar 73 pessoas. É muito satisfatório fazer parte dessa ação", conta Sandra. Na saída, as duas esperam os doadores com um bombom e uma oração, para agradecer o ato.
Também participaram da ação dois grupos de Rotaract, o Campanha e o Rainha da Fronteira. No saguão do Hospital Universitário, os jovens Sheren Freire, presidente do Rotaract Bagé Campanha, Gabriel Corrêa, presidente do Rainha da Fronteira, e Marcelo Souza Luiz, distribuíam lanches aos doadores, além de mobilizar doadores através das redes sociais. Em edições anteriores, os jovens atuaram no apoio ao trabalho realizado pelos clubes de Rotary. Neste sábado, pela primeira vez, os rotaractianos assumiram a missão. "Viemos para ajudar da forma que fosse necessária, seja organizar filas ou entregar um lanche, que é um reforço para os doadores", conta Corrêa.
As campanhas mensais de coleta de sangue realizadas pelo Hemopel são realizadas sempre no último sábado de cada mês. Em setembro, a previsão é que ocorra no dia 28.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br