MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hospital Universitário realiza mutirão de exames para atender demanda do tomógrafo

Publicada em 02/09/2019
Hospital Universitário realiza mutirão de exames para atender demanda do tomógrafo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O tomógrafo do Hospital Universitário Doutor Mário Araújo (HU), mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp) retomou os atendimentos nesta semana. Fora de funcionamento desde abril, o equipamento passou por manutenção e substituição de peça com recursos próprios da instituição e possibilitou a retomada dos exames. Para suprir a demanda reprimida, tanto na Secretaria Municipal de Saúde quanto na Coordenadoria Regional de Saúde, a equipe de técnicos do hospital vai iniciar um mutirão de atendimentos a partir de hoje.
A técnica em radiologia do Hospital Universitário, Carla Gonçalves, explica que desde a última semana, e para agilizar o processo, foram realizados dezenas de exames em pacientes que buscaram o serviço. "Quem veio com a guia para marcar e tinha condição de esperar para fazer no mesmo dia, já saiu daqui com a tomografia feita", conta. Neste meio tempo, a equipe também fez contato com pacientes que buscaram o hospital para marcar o procedimento enquanto o equipamento estava fora de uso.
Com mais de 600 exames da rede pública reprimidos, além da demanda de convênios e exames particulares, a equipe intensifica os atendimentos com um mutirão de trabalho a partir de hoje, que só encerrará após zerar a fila de espera. O atendimento na tomografia do Hospital Universitário é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30min; aos sábado, das 8h às 18h; e aos domingos, das 8h às 12h. Carla destaca que o tomógrafo conta com um técnico sempre em plantão para atender casos de extrema urgência, fora do horário estipulado.
Após quatro meses fora de funcionamento, o equipamento voltou à atividade por iniciativa do Hospital Universitário, que, com recursos próprios, através de financiamento bancário, adquiriu um novo tubo. Original da marca Siemens, o tubo, que é a peça mais cara do equipamento, custou R$ 270 mil e conta com garantia de funcionamento de cinco anos.
A equipe gestora do Hospital Universitário projeta o pagamento do financiamento, que possibilitou a compra da peça, através da prestação de serviços aos municípios da região, convênios e exames particulares e, sobretudo, ao convênio firmado com a Prefeitura de Bagé.
O equipamento foi adquirido para o Hospital Universitário em 2012, com recursos da Consulta Popular daquele ano, e só entrou em uso em 2017, após o repasse de uma nova demanda da Consulta, que possibilitou a adaptação de um espaço na instituição de saúde para o funcionamento do aparelho. Um convênio com o poder público possibilitou o repasse de valores do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos exames realizados.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br