MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Instalação de ciclofaixa na avenida General Osório é avaliada

Publicada em 03/09/2019
Instalação de ciclofaixa na avenida General Osório é avaliada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ação integra planejamento voltado a melhorar a mobilidade no centro de Bagé

por Nadine Posqui
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

Bagé possui, atualmente, cerca de 20 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas disponíveis aos ciclistas, localizadas nas avenidas Santa Tecla, Leonel Brizola, Visconde de Ribeiro Magalhães, Espanha, José do Patrocínio e Attila Taborda. Agora, uma nova ciclofaixa poderá ser instalada na avenida General Osório. Isto está sendo estudado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM).
De acordo com o titular da SSM, Luís Diego Soares, a estrutura seria uma ligação da ciclofaixa já existente na avenida Espanha, seguindo até o trevo da SSM,  próximo ao Complexo Esportivo Militão. O projeto ainda está sendo elaborado e não possui data de implantação, nem mesmo sua quilometragem definida, mas integra os planos do Executivo para melhorar a mobilidade de Bagé e ampliar os espaços destinados ao ciclismo.
Conforme o secretário, também estão em análise outros projetos para melhorar a sinalização das ciclovias e ciclofaixas já existentes na cidade. "O uso da bicicleta é fundamental para a mobilidade urbana, pois diminui o número de veículos, ajuda o meio ambiente e na saúde de quem utiliza", acrescenta Soares.
Existindo mais uma ciclofaixa na cidade, os ciclistas se beneficiariam de mais espaço para locomoção. Segundo o dirigente do Clube Audax Bagé, Heron Regert, uma interligação de ciclofaixas ajudaria muito para quem utiliza o meio de transporte, pois esse é um dos principais problemas enfrentados pelos ciclistas. "Embora existam ciclovias em Bagé, elas não são interligadas, o que pode causar acidentes ao passar de uma para outra", argumenta.
Regert acrescenta que a falta de interligação dificulta o trânsito, pois os ciclistas precisam driblar os carros para conseguirem chegar ao seu destino. Além da estrutura incompleta, a falta de respeito, segundo ele, é um inimigo dos adeptos da bicicleta. "Não há necessidade de ter ciclovia em toda a cidade, pois existem ruas estreitas e que não comportam o espaço. Mas basta que os motoristas respeitem os ciclistas, pois se a bicicleta está a frente do carro é porque aquela pessoa saiu mais cedo de casa para chegar ao seu destino", argumenta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br