MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Programa federal poderá melhorar eficiência das usinas a carvão

Publicada em 04/09/2019
Programa federal poderá melhorar eficiência das usinas a carvão | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Informação foi confirmada, ontem, pelo ministro de Minas e Energia, a deputados gaúchos e catarinenses

O governo federal deve lançar um programa para ampliar a eficiência das termelétricas a carvão mineral que estão em funcionamento no Brasil. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante reunião, ontem, com integrantes das Frentes Parlamentares Pró-Carvão Mineral do Congresso e das Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A medida deve beneficiar o complexo de geração mantido pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), em Candiota.
A modernização dos parques existentes atende a uma demanda do setor carbonífero dos dois Estados. De acordo com o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, que também esteve na reunião, a intenção é buscar a melhor tecnologia para o uso do carvão no Brasil, combinando maior eficiência e menor emissão de gases poluentes.
No encontro com deputados e senadores em Brasília, o ministro também detalhou a sistemática para a realização do Leilão de Energia  A-6, previsto para 18 de outubro. O certame prevê a contratação de projetos movidos a carvão e a gás natural, com prazo de suprimento de 25 anos a contar de 1º de janeiro de 2025. “Saímos da reunião com outra boa notícia, que foi o compromisso do ministro Bento Albuquerque em sensibilizar o BNDES a retomar o financiamento de projetos envolvendo o carvão mineral”, avalia o deputado estadual Fábio Branco, do MDB, que preside a Frente Parlamentar do Carvão Mineral e da Indústria Carboquímica na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O deputado também afirma que o colegiado deve ‘procurar a presidência do banco nos próximos dias para tratar do tema, pois entendemos que injetar recursos na cadeia do carvão mineral significa gerar emprego e renda nas regiões carboníferas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina’. Além de Fábio, o senador Luis Carlos Heinze, do Progressistas, também representou o Rio Grande do Sul na reunião. A comitiva catarinense foi integrada pelo presidente da Frente Parlamentar do Carvão no Congresso Nacional, Daniel Freitas, do PSL, pelo presidente da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Rodrigo Minotto, do PDT, pelo senador Espiridião Amin, do Progressistas, pelos deputados federais Angela Amin, do Progressistas, e Ricardo Guidi, do PSD, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br