ANO: 25 | Nº: 6401
05/09/2019 Cidade

Sine Bagé contabiliza 184 carteiras de trabalho que não são retiradas desde 2002

Foto: Tiago Rolim de Moura

Documento registra vida funcional do trabalhador
Documento registra vida funcional do trabalhador

Um dos problemas que a agência FGTAS/Sine Bagé enfrenta, na atualidade, é o descaso de pessoas que solicitaram a confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Para se ter uma ideia, o órgão mantém, hoje, em arquivo, 184 documentos que não foram retirados, de 2002 até 2019.
Conforme a administradora da agência, Michele Boschmann, o documento é muito importante, visto que registra a vida funcional do trabalhador. Ela explica que muitas pessoas que realizaram a CTPS são impulsionadas por familiares, mas, posteriormente, acabam se arrependendo da ação. Também há casos de pessoas que mudam de cidade. Ela ressalta que os dados são coletados e repassados para o sistema do Ministério do Trabalho, que confecciona as carteiras em Pelotas. Dessa forma, após o pedido, o solicitante deve aguardar cerca de 15 dias para a chegada do documento em Bagé.
Michele informa que muitas pessoas esquecem de retirar a carteira e tentam realizar o mesmo pedido em outra agência. “O sistema é interligado. Se realizou em Bagé, tem que retirar aqui”, informa. Para solicitar o documento, é necessária a Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e o comprovante de endereço. A idade mínima é de 14 anos e um dia.
A administradora salienta que são realizados em torno de 22 atendimentos diários para a confecção do documento. Na parte da manhã, o atendimento é realizado por ordem de chegada e, à tarde, através de agendamento via site. Michele lembra que o documento é gratuito, tanto para a primeira via quanto para as posteriores.
As carteiras podem ser retiradas na agência, localizada na avenida Marechal Floriano, nº 1.431, somente pelos titulares. A entrega do documento é biométrica.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...