MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Atendimento à população LGBT é tema de capacitação

Publicada em 06/09/2019
Atendimento à população LGBT é tema de capacitação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Motta abordou a Política de Saúde LGBT no RS

Uma capacitação para trabalhadores da Educação, Saúde, Segurança Pública e universitários sobre o atendimento e acolhimento da população LGBT foi tema de encontro, nesta sexta-feira, no Palacete Pedro Osório. A atividade contou com palestras sobre violência, comunicação neutra e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O evento foi uma realização da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência.

Conforme a coordenadora regional da Política de Equidades em Saúde da 7ª CRS, Rafaela Oliveira da Vitória, e responsável pela realização do evento, 211 pessoas participaram da capacitação. Ela ressaltou que o evento foi promovido devido a demanda de saúde da comunidade LGBT e a necessidade de acolhimento desse público.

Após a abertura, realizada pela coordenadora, as palestras foram conduzidas pelo coordenador estadual da política de Saúde LGBT, Luday Gonçalves Motta, que abordou o tema "Política de Saúde LGBT no Rio Grande do Sul". Também falou o psicólogo especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e mestre em Psicologia Social e Institucional; Ramiro Figueiredo Catelan, que vai tratou sobre "Boas práticas com a população LGBT no contexto da saúde".

No período da tarde, aconteceram duas palestras. A primeira com o psicólogo, especialista em Saúde da Família e Comunidade, mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dream Falcão da Costa, sobre a "Notificação de violência motivada por Lgbtfobia", e o encerramento foi com o médico especialista em doenças sexualmente transmissíveis, Carlos José Jeismann, que atua no Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais), falando sobre as "Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS no contexto LGBT".

O secretário de Saúde de Bagé, Mário Mena Kalil, disse que a realização do evento é de extrema importância para a cidade devido aos trabalhos já realizados pela atual administração tendo como foco o público LGBT. "É a primeira vez que uma gestão municipal participa e apoia eventos para esse público. Muitos eram excluídos, olhados com discriminação. Nós estamos fazendo a diferença na cidade, estendendo a mão e valorizando ainda mais essas pessoas, que merecem ser tratadas muito bem. São seres humanos e têm seus direitos garantidos", ressaltou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br