MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Escola Nossa Senhora das Graças economiza com projeto de reaproveitamento de alimentos

Publicada em 06/09/2019
Escola Nossa Senhora das Graças economiza com projeto de reaproveitamento de alimentos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Desperdício, em agosto, foi de apenas 212 gramas

A escola Nossa Senhora das Graças, de Aceguá, está competindo entre 60 instituições de ensino do Rio Grande do Sul, na Gincana Estadual Movimenta RS, que tem o objetivo de desenvolver e promover a educação fiscal e a cidadania. Para isso, está desenvolvendo um projeto de educação saudável e reaproveitamento de alimentos, em que economiza na produção da merenda. Desde o início de agosto, quando começou a competição, a instituição teve um desperdício de 212 gramas, o que antes chegava a média de quatro quilos.
De acordo com a secretária da escola e integrante do grupo municipal de Educação Fiscal, Paola Paines da Silva Pinto, estão sendo utilizadas as cascas de frutas para a produção de geleias e doces. Ela comenta que o trabalho está sendo realizado desde a pré-escola. “As crianças fizeram pirulitos com a geleia da casca de banana e bolacha entre outros doces como os cristalizados com casca da bergamota”, comenta. O trabalho é desenvolvido por professores, merendeiras e alunos.
Além da Nossa Senhora das Graças, de Aceguá, participam a escola Pioneira e a Francisco de Paula Pereira. As instituições irão realizar cinco atividades até o dia 31 de outubro. Cada atividade desenvolvida pelas escolas terá pontuação específica, conforme regulamento, que será avaliada pelas prefeituras. A escola campeã de cada município passa para a etapa estadual, quando serão analisados os projetos de educação fiscal construídos. A divulgação dos três projetos vencedores será no dia 3 de dezembro.
Essa é a primeira etapa da atividade, onde cada instituição cria um projeto de educação fiscal em sua comunidade, buscando um resultado financeiro com redução de custos ou incremento de receita. A segunda etapa são ações de divulgação, para disseminação dos conceitos da educação fiscal e consciência social por meio de fotografias e material audiovisual.
A terceira ação diz respeito ao incentivo do cadastro de cidadãos no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), com a habilitação de cinco entidades que serão beneficiadas com o repasse de recursos dos tributos. A quarta atividade é a revitalização de bens públicos, que consiste em cada escola procurar locais que precisem de cuidados. Na quinta e última etapa, os participantes deverão produzir uma redação com o tema "Educação fiscal e consciência social: a importância do professor na formação da cidadania fiscal".
O município de Aceguá foi convidado a participar da Gincana RS porque está cadastrado no programa estadual Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br