ANO: 25 | Nº: 6330

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
06/09/2019 Caderno Ellas

Restaurante Casario sugere Nero di Seppia com lagostas frescas

Foto: Arquivo pessoal

Inaugurado há quase seis anos, o Restaurante Casario se mantém ocupando os primeiros lugares na lista de preferência dos bajeenses que apreciam boa gastronomia.

O ambiente se destaca por oferecer, ao meio-dia, menu diferenciado com pratos elaborados com frutos do mar; sushi, no buffet, e a tradicional feijoada com caipirinha de todos os sábados.

O Ccasario já se tornou referência pela qualidade e o bom atendimento em um ambiente rústico e aconchegante tanto para aquele almoço do dia a dia, quanto para o encontro da família nos finais de semana, quando o cardápio oferecido é ainda mais especial.

 

Arte e amor a culinária

A chef Tina Monteiro comanda a cozinha do Casario, com todo seu amor e dedicação. Querida por todos, em suas passadas pelo salão, tem  sempre alguém querendo tecer elogios por seus deliciosos pratos.

 

Encomendas diferenciadas 

A equipe Casario está sempre inovando e agora, também, está atendendo os pedidos de clientes que fazem sua encomenda para um jantar especial, para receber convidados ou ainda um jantar a dois. Essa é uma proposta que vem crescendo a cada dia, explicam os proprietários, Elo Monteiro e Pablo Costa. "O cliente escolhe o prato e nós preparamos, facilitando a vida de quem não tem tempo ou não quer dar uma de chef na cozinha em casa", comentam.

 

Atendimento

O Casario abre de domingo a domingo.  O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 11h20min às 14h10min; aos sábados e domingos, até as 14h30min.

 

 

Nero di Seppia com lagostas frescas

Por Paola Carosella

 

 

Ingredientes

Lagostas

- 500 g de lagosta

 

Caldo

- uma cebola branca

- uma cenoura

- alho-poró

- duas colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

- a casca e a cabeça das lagostas

- 60 g de manteiga

- uma xícara de café de vodka

- 200 ml de vinho branco

- sal

- pimenta do reino

- páprica doce defumada

- 200 ml de creme de leite fresco

 

Massa para Nero di Seppia

- 500 g de farinha de trigo

- seis gemas de ovo

- dois ovos inteiros

- ½ colher de sopa de sal

- duas colheres de sopa de molho de ostra

- duas colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

 

Nero di Seppia

- uma receita de massa para Nero di Seppia

- 100 g de manteiga de garrafa

- três colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

- corpo das lagostas

- sal

- pimenta do reino

- três colheres de sopa de dill

- duas colheres de sopa de folhas de manjericão fresco

 

Modo de preparo

Lagostas

Tire a casca e a cabeça das lagostas e reserve em uma tigela. Mantenha a cauda. Limpe-as e reserve em outro recipiente, na geladeira

 

Caldo

Descasque a cebola e a cenoura e pique em pedações uniformes. Corte o alho-poró.

Em uma frigideira, aqueça o azeite e cozinhe em fogo brando a cebola, a cenoura e o alho-poró, devagar. A cebola deve ficar transparente. Acrescente a casca e a cabeça das lagostas e aumente um pouco a chama. Enquanto tudo cozinha, esmague-as com uma colher de pau para que liberem todo o seu sabor dentro da panela. Junte a manteiga e deixe derreter. Suba para fogo alto, acrescente a vodka e flambe por alguns segundos. Assim que o fogo na panela se apagar, acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Tempere com sal, pimenta e páprica. Adicione o creme de leite e cozinhe por 10 minutos.

Desligue o fogo. Coe com um coador de malha de aço fina. Reserve o caldo, descarte as cabeças, as cascas e a verduras. Elas já fizeram sua parte, contribuindo com o sabor.

 

Massa

Bata todos os ingredientes no processador até a massa ficar homogênea. Deixe uma hora descansando na geladeira antes de usar.

Em uma panela grande, ferva bastante água com sal.

Abra a massa em lâminas finas e corte em forma de tagliolini, tagliatelle ou talharim. Fino e longo. Cozinhe a massa al dente. Escorra e reserve.

Pouco antes de servir, aqueça uma frigideira grande o suficiente para que as lagostas fiquem confortáveis e coloque a manteiga e o azeite. Tempere-os com sal e pimenta e doure rapidamente, de um lado e do outro. Acrescente as ervas, três ou quatro conchas de caldo e a massa. Sirva de imediato.

 

Tempo de preparo: 1h15min

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...