ANO: 26 | Nº: 6526
09/09/2019 Cidade

Milhares de bajeenses participam do desfile de 7 de setembro

Foto: Tiago Rolim de Moura

Unidades militares passaram pela avenida
Unidades militares passaram pela avenida
O desfile militar e a caminhada cívica de 7 de Setembro levaram milhares de pessoas ao centro da cidade, no sábado. Pelo segundo ano, a atividade foi realizada no período da manhã e contou com um público superior a dez mil pessoas, segundo informações da coordenação da atividade.
Por volta das 9h, o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Júlio César Palu Baltieri, chegou em frente ao palanque das autoridades, na Praça Silveira Martins, juntamente com o prefeito Divaldo Lara. Em seguida, a Banda da 3ª Brigada se posicionou para a passagem das cinco unidades militares que contaram com 1.022 homens. As crianças que integram os projetos sociais Pelotão Miriam do 6º Regimento de Polícia Montada (RPMon) e Pelotão de Bombeiros Mirim do Corpo de Bombeiros de Bagé receberam aplausos do público, mostrando a organização na marcha. Também passaram pela avenida Sete de Setembro os militares que fizeram parte das missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), do Hospital de Guarnição de Bagé, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.
Uma das unidades que mais chamou a atenção do público foi a do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado, que realiza apresentação para as autoridades. Sem intervalo, na sequência, iniciou a descida das 90 instituições de ensino da cidade, entre escolas da rede municipal, clubes de serviço e projetos sociais, órgãos e instituições. A programação da Semana da Pátria de 2019 teve como tema "Bagé em Telas". Através de tal ação, cada escola trabalhou e desfilou com um artista plástico da cidade.
A abertura do desfile foi feita pela banda e alunos do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), seguido pelas escolas de educação Infantil e ensino Fundamental, motociclistas, jipeiros, lions, jovens da Assembleia de Deus, instituições estaduais, secretarias, associação de sons e baixos, carros antigos, banda do Colégio Auxiliadora, Escoteiros, Núcleo Bajeense de Proteção Animal. A Banda Melodia de Sião da Igreja Batista realizou uma apresentação especial, com o coral e orquestra cantando a música Ode a Alegria da Nona Sinfonia de Beethoven.
A secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, adiantou que a intenção para o próximo ano será mobilizar entidades e comércio no espírito patriótico, colocando decorações pela cidade. "Este ano foi uma mobilização muito grande do governo municipal. Todas as escolas da rede municipal desfilaram e queremos envolver toda a sociedade no desfile", avaliou.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...