MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Roberto Alcalde busca bicampeonato mundial em Londres

Publicada em 09/09/2019
Roberto Alcalde busca bicampeonato mundial em Londres | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bajeense compete hoje pelos 100 netros peito

A atual temporada tem sido marcada por conquistas do bajeense Roberto Alcalde Rodriguez, de 26 anos. Depois de ter sido medalhista de ouro nos 100m peito, no Parapan, em Lima (Peru), o nadador entra na piscina para o 10° Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que acontece em Londres (Inglaterra), entre hoje e o próximo domingo.
Já no primeiro dia, Alcalde compete na prova em que é especialista, no caso, os 100m peito. Na quarta-feira, retorna à piscina para o 200m medley. E, durante a semana, ainda participa do revezamento 4x200m medley. Porém, da mesma forma que ocorreu em Lima, o foco é nos 100m peito.
Em Londres, Alcalde busca o título mundial pela segunda vez. O primeiro foi conquistado em 2013, em Montreal (Canadá), justamente nos 100m peito. Inicialmente, a edição de 2019 do mundial seria na Malásia. Entretanto, em virtude da negativa do governo local em permitir os vistos para a delegação de Israel, o campeonato foi transferido para Londres. O Brasil será representado por 26 nadadores. Todos os dias, a partir das 14h, o evento terá transmissão do SporTV.

Direto do Parapan

Ritmo na piscina não falta para Alcalde. Até porque o bajeense vem de três provas disputadas no Parapan. Na estreia, ficou em quinto lugar nos 400m livre, competição que, segundo ele, serviu para treino e “quebrar o gelo” da estreia. Daí, nos 100m peito, garantiu o ouro, com o tempo de 1min 38s 41. Por fim, fechou o compromisso com o 200m medley, que serviu como oportunidade para que Alcalde treinasse peito, mais uma vez.
De Lima, Alcalde partiu direto para a capital da Inglaterra, antes mesmo do encerramento oficial do Parapan. “Gostei da minha participação no Parapan. Consegui manter o título do 100m peito, mesmo não tendo gostado muito do tempo. Agora, tenho o material para acertar isso no Mundial. Mas, por ter conseguido a vitória, fiquei bem feliz”, relatou ao jornal MINUANO.
Esta foi a terceira vez que Alcalde competiu num Parapan. A estreia foi em 2011, em Guadalajara (México), quando ficou em quinto nos 100m peito. Em 2015, na cidade de Toronto (Canadá), o bajeense evoluiu e conquistou medalha de ouro, nos 100m peito, e bronze, nos 200m medley.

Retrospecto em 2019

Nesta temporada, Alcalde tem 100% de aproveitamento. Após um treinamento intensivo em Rio Maior (Portugal), o bajeense começou o ano com medalha de ouro no Open Loterias Caixa, com a marca de 1min36s, a sua melhor nos últimos três anos. E pelo Circuito Loterias Caixa, que vale como campeonato brasileiro, ocorreram duas etapas. Na primeira, ganhou ouro nos 100m peito, 400m livre e prata nos 200m medley. E, na segunda, ouro nos 100m peito. Por fim, a medalha de ouro no Parapan, pelos 100m peito.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br