ANO: 25 | Nº: 6335
11/09/2019 Cidade

Empresa catarinense fará laudo geológico para construção da sexta célula do Aterro Sanitário

Foto: Tiago Rolim de Moura

Testes e sondagens serão desenvolvidos antes da obra ter início
Testes e sondagens serão desenvolvidos antes da obra ter início

A empresa Geo Consultores Engenharia e Meio Ambiente será a responsável pelos testes e sondagens projetados para ocorrer junto ao Aterro Sanitário Municipal. O trabalho deve resultar na apresentação de um laudo geológico específico para a área onde está prevista a construção da sexta célula. O processo licitatório foi realizado no dia 26 de agosto. A finalização, após prazos regimentares, ocorreu ontem.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Nael Abd Ali, o trabalho é um requisito da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para que seja licenciada a sexta célula. Ele explica que o próximo passo consiste na assinatura do contrato para, após, ser dada a Ordem de Início para os trabalhos.

Ali ressalta que, para realização do laudo, a empresa deve coletar material e verificar vários itens, como efluentes, contaminação, impermeabilidade e resistência do solo entre outros. “É uma análise especifica das condições do local onde será instalada a célula”, disse. Atualmente, os resíduos coletados em Bagé são transferidos para o Aterro Sanitário de Candiota.

Experiência

A Geo Consultores, empresa sediada em Tubarão, no sudeste de Santa Catarina, trabalha há 20 anos com prestação de serviços especializados nas áreas de Mineração, Engenharia, Geologia e Meio Ambiente, incluindo Estudos de Impacto Ambiental e diagnósticos ambientais para diversos empreendimentos.

A empresa realiza estudos ambientais em diferentes graus de complexidade, incluindo identificação de passivos ambientais, geologia na mineração e de engenharia para obras viárias, loteamentos, áreas de risco, serviços de pesquisa mineral e afins, relatórios de pesquisa, projetos de recuperação de áreas degradadas, pesquisa de águas minerais e termais. Acumula, ainda, conhecimento e experiência em áreas estratégicas do desenvolvimento sul brasileiro, elaborando estudos, projetos e prestando assessoria aos setores da mineração, infraestrutura, industrial e elétrico.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...