MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

HU sediará cadastro de doadores de medula óssea na sexta-feira

Publicada em 11/09/2019
HU sediará cadastro de doadores de medula óssea na sexta-feira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

por Ianca Ferreira
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

Nesta sexta-feira, 13 de setembro, acontece, em Bagé, o cadastramento de pessoas que desejam ser doadoras de medula óssea. A campanha é uma iniciativa do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) e será realizada no Hospital Universitário da Urcamp, das 9h às 12h.
Para integrar o processo, é necessário, basicamente, coletar uma amostra de sangue e preencher a ficha cadastral. De acordo com Adriana Mello, assistente social responsável pela captação de doadores, após o cadastro, os dados dos doadores são disponibilizados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). "Quando o sistema encontra um paciente compatível com o doador, eles entram em contato para colher uma nova amostra e confirmar a compatibilidade", explica.
O tratamento de medula óssea pode beneficiar no combate a cerca de 80 doenças, entre elas diversos tipos de leucemias. A compatibilidade de medula é determinada pela genética. Na atualidade, a espera pela doação pode durar meses ou até anos.


Quem pode doar

Para ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Conforme dados oficiais do Redome, em apenas 25% das famílias brasileiras é possível encontrar o doador ideal, nas outras 75% é necessário identificar um doador a partir do registro de voluntários.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br