ANO: 25 | Nº: 6335
11/09/2019 Empreendedor

PathoLab investe na segurança e qualidade de exame preventivo moderno de doenças cervicais

Foto: Daniela Acosta/Especial JM

Metodologia tem sido cada vez mais utilizada
Metodologia tem sido cada vez mais utilizada
A citologia em meio líquido é uma das principais ferramentas para detecção precoce de câncer cervical. Com a proximidade de outubro, mês de conscientização sobre a prevenção de câncer de mama e de colo de útero, o número de exames preventivos, também chamados "papanicolau", costuma crescer e o Laboratório PathoLab está pronto para atender a demanda com seriedade e agilidade, oferecendo a técnica segura e avançada.
O laboratório é comandado pelos médicos patologistas Bruno Lafaiete de Lima Costa e Liana Messia Castro Costa, oferecendo equipamentos modernos e estrutura física, ampla e apta a receber, com conforto, médicos, pacientes e parceiros. O PathoLab atende particular, Unimed, OAB, sindicatos, entre outros convênios.

Citologia em meio líquido

A metodologia de Citologia em meio líquido tem sido utilizada cada vez mais devido ao aumento na sensibilidade e adicionais vantagens sobre a citologia convencional. A amostra é coletada de forma similar a citologia convencional, no entanto, ao invés de ser colocada diretamente em lâmina de vidro, como realizada na coleta convencional, a ponta da espátula ou escova, é colocada em solução conservante (meio líquido). No método convencional, a espátula ou escova são descartadas, fazendo com que parte das células que possam estar alteradas não sejam analisadas, podendo levar a um resultado falso-negativo.
As vantagens mais importantes são: sensibilidade de até 85% no diagnóstico de lesões de baixo grau contra 64% na técnica convencional; redução em 80% de testes inadequados (estudos demonstram que testes inadequados na citologia convencional são ao redor de 10%, enquanto que na citologia em base líquida é de 1 a 2%); utilização do material residual para realização de testes adicionais; redução de testes falso-negativos; melhor disposição das células a serem analisadas e redução na presença de interferentes como: muco, exsudato inflamatório e hemácias no material a ser avaliado.
O Laboratório PathoLab está localizado na Rua Doutor Penna, 80, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h,(sem fechar ao meio dia) e, aos sábados, das 8h às 12h.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...