ANO: 26 | Nº: 6590
12/09/2019 Cidade

Chuvas geram alagamentos e bloqueiam tráfego em duas pontes

Foto: Antônio Rocha

Ponte na rua Ernesto Médici precisou ser interrompida pelo município
Ponte na rua Ernesto Médici precisou ser interrompida pelo município
por Augustho Soares
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

As chuvas de ontem foram responsáveis por uma série de alagamentos em diversas partes da Rainha da Fronteira. Segundo dados da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bagé, a precipitação registrada até as 9h da manhã do dia foi de 26 milímetros (mm). Com isso, o acumulado do mês já estaria em 64,8 mm. Já até as 17h, segundo a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram contabilizados 39,2 mm.
Até o fim da tarde, segundo o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), o Programa de Combate a Alagamentos (PCA), realizado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), já havia atendido pelo menos cinco pontos de alagamento na cidade: a avenida Sete de Setembro, quadra 600; em frente ao Presídio Regional de Bagé, na Rua Dezenove de Abril, no bairro São João; na rua Capitão Álvaro da Cruz Marques, no Pedras Brancas, e na rua Cantídio de Quadros (Passo das Pedras), no Castro Alves.
Conforme repassado pela autarquia, em todos estes locais, foram realizados desentupimentos de boca de lobo. O departamento também informou que a maioria desses alagamentos foi causada por descarte incorreto de lixo, como folhas e sacolas, que obstruíram a abertura.
Além disso, até o fechamento desta edição, a Defesa Civil de Bagé já havia constatado dois pontos de inundação, sendo que de acordo com o tenente Ronaldo Rosa, um foi localizado na ponte da rua Ernesto Médici, próximo à sede do Daeb, e outro no Passo do Onze, na região central do município. Com isso, ambas foram interditadas para trânsito pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM).
O secretário responsável pela pasta, Luís Diego Soares, aconselhou que a população tome cuidado em tais trechos e enfatizou a importância do respeito às sinalizações: "A gente vê que muitas pessoas passam pelos bloqueios, de veículo ou a pé, e isso pode ocasionar até uma tragédia. Então, nós pedimos que as pessoas respeitem e procurem outros caminhos para o seu destino".

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Climatempo, a partir de hoje, o sol deve voltar a ser visto na Rainha da Fronteira e permanecerá durante o fim de semana, até a tarde de domingo. Isso deve acarretar, também, em um aumento nas temperaturas, que poderão chegar a 31º C no domingo.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...