ANO: 25 | Nº: 6433
12/09/2019 Cidade

Projeto capacita professores para produção de videoaulas

Foto: Chrystian Ribeiro/Ascom

Pereira é um dos responsáveis por oficinas
Pereira é um dos responsáveis por oficinas
A primeira aula do projeto Movie Aula, ministrada pelos jornalistas Glauber Pereira e Jeferson Vainer, aconteceu na noite de terça-feira, no Salão de Atos da Urcamp. Na ocasião, professores de todos os cursos da Instituição de Ensino Superior receberam uma capacitação inicial sobre imagem e roteiro audiovisual.
O Movie Aula, na prática, busca orientar e estimular os docentes a produzirem videoaulas dentro de suas disciplinas. O resultado buscado é uma comunicação mais efetiva com os alunos, através da utilização da linguagem que os acadêmicos, naturalmente, já consomem como fonte de conteúdo - os vídeos.
Na primeira parte da aula, os professores receberam informações sobre a construção artística da linguagem audiovisual, discutiram como são criadas as associações psicológicas e emocionais na escolha de um enquadramento e como a utilização de metáforas e comparações pode explicar melhor um conteúdo. O intuito é fazer com que os professores aprendam a produzir conteúdos com imagens.
Numa segunda etapa da oficina, os docentes receberam informações e técnicas de como se produz um vídeo. Quais as lentes e recursos a serem usados, de acordo com cada situação, iluminação recomendada, quais os tipos de arquivos são gerados dentro de uma edição, como fazer um roteiro para a videoaula, de que forma se calcula o tempo de cada vídeo, quais os cuidados necessários para que esse material possa resultar numa visualização com qualidade e eficácia.
A segunda e última aula da oficina será nesta quinta-feira, 12, quando os professores terão aulas práticas, aplicando os conteúdos já assimilados, como primeiro exercício de inserção dessa nova forma de educar, proposta pelo projeto.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...