MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

A importância da música na infância

Publicada em 13/09/2019
A importância da música na infância | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pedro Polino, Felipe Polino, Camila Ferreira, Paulo Ricardo Vaz

A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. O seu uso serve para proporcionar prazer aos ouvidos e mexer com sentimentos.

Para saber mais sobre os benefícios que a música oferece fomos conversar com a equipe de profissionais da BOLINHO ESCOLA DE MÚSICA E TEATRO. Neste bate-papo, descobrimos que a música é reconhecida pelos pesquisadores, como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

 A música também penetra, diretamente, nos centros nervosos e ordena de maneira rápida e imediata a divisão do tempo e do espaço, além de inspirar o gosto pelas virtudes.

 

A música e seus elementos: as palavras, a melodia, a harmonia e o ritmo.

 

Os benefícios para as crianças

O professor Ângelo Dutra, o Bolinho, comenta que é fácil perceber o quanto as crianças são envolvidas pela música. "Isso é visível desde muito cedo, desde o útero materno, o quanto a música mexe com todos. Nos primeiros seis anos de vida, as crianças aprendem com muita facilidade e velocidade, pois nessa fase, as conexões cerebrais se desenvolvem rapidamente", comenta.

A música atrai as crianças e faz com que  elas se  desenvolvam.  É uma realidade muito visível e cada vez mais ajuda a ensinas as primeiras lições de nossos filhos: falar, escrever, contar, lavar mãos, tomar banho etc. "É o cantar, brincar, socializar e aprender em um único plano", reflete.

Enquanto acompanham atentamente a música, as crianças cantam, batem palmas, batem os pés e dançam, ressaltando assim, que nossos membros e nossa voz, são os primeiros instrumentos. Bolinho deixa claro que a participação da família é fundamental na apreciação musical. "Somos muito influenciados pelo meio em que vivemos. Se ouvirmos, cantarmos ou tocarmos um instrumento, certamente nossos filhos serão influenciados", sugere o professor.

Além de ensinar a gostar, Bolinho comenta que é importante mostrar-lhes músicas boas. "Não deixem que eles só escutem o que a mídia mostra. Boas canções de outras épocas, músicas clássicas, musicais infantis, outros ritmos, que não são “da moda”, eles só escutarão se proporcionarmos", relata.

 

Cantando com as crianças

"Para cantar com as crianças, não é necessário possuir técnica vocal e sim deixar a voz sair do coração e passar pelas cordas vocais, carregada de emoção, e assim conduzi-la. Cante com seu filho e os laços afetivos certamente serão fortalecidos".

 

Musicalização bebê e infantil         

Quanto antes a criança iniciar a musicalização, melhor. Podendo ser na formação uterina. É aconselhável a partir dos oito meses, quando a criança já senta sem apoio e deve ser acompanhada pelo pai ou pela mãe. Já a musicalização infantil, o critério adotado na escola do Bolinho é a partir de quatro anos.

 

Idade para aprender a tocar um instrumento 

Bolinho explica que a ideia ideal é a partir dos seis anos, quando a criança está alfabetizada. "Não por saber ler e escrever, mas sim, por ter maturidade no aprendizado por repetição, como na escola", informa.

 

A melhor época para se aprender a tocar um instrumento ou cantar é agora. Muitos acham que já não tem mais idade para isso. Esse será o tema abordado em nossa próxima reportagem. Aguardem.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br