MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Campus Rural da Urcamp funda o Piquete Professor José Carlos Lucena da Rosa

Publicada em 13/09/2019
Campus Rural da Urcamp funda o Piquete Professor José Carlos Lucena da Rosa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"...alguma coisa eu deixei para merecer isso...", disse

Alunos e professores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Urcamp transportaram, de Candiota até o Campus Rural, esta semana, a chama crioula. E na chegada, registrada ontem, homenagearam, com a denominação do Piquete de Tradições Gaúchas fundado junto à repartição da Instituição de Ensino Superior, um professor que atuou por 40 anos no local.

Foi um dia marcado por emoções. Quando os cavalarianos apontaram no corredor que dá acesso ao Campus Rural da Urcamp, há 16 quilômetros da cidade, foram recebidos com uma trilha sonora que ambientou a cavalgada. À frente, a chama crioula vinda de Candiota assinalava a conclusão de um percurso de mais de 20 quilômetros até a Fazenda Escola.

Depois da execução do Hino Rio-Grandense, foi a vez da homenagem a um mestre. O professor José Carlos Lucena da Rosa, acompanhado de seus familiares, foi surpreendido ao saber que seria o patrono do piquete, que agora levará seu nome a cada festejo Farroupilha. Visivelmente emocionado, o docente, aposentado desde o início do ano, foi às lágrimas ao receber o reconhecimento da Instituição, dos colegas e alunos. "Cheguei aqui e encontrei tudo isso aí, mas acho, sinceramente, que, ao longo dos meus 40 anos aqui dentro, alguma coisa eu deixei para merecer isso aí, esse reconhecimento. E o principal, sendo feito em vida", agradeceu.

Na homenagem, ele recebeu uma bandeira, com a sua marca, que, agora, será o estandarte do piquete e um troféu pelos anos de dedicação ao curso e à Urcamp. A acadêmica Rafaella Cardozo foi uma das organizadoras da cavalgada e da homenagem. "Nosso piquete, graças a Deus, pegou força e é emoção à flor da pele. Não tem nem palavras para descrever o que a gente sente em ter um professor tão querido por todos", destaca.

Até o dia 20 de setembro, a ronda da chama será feita através de um revezamento dos estudantes. Paralelo a isso, uma série de atividades alusivas à Semana Farroupilha irá acontecer no campus, como futebol de bombacha, torneio de truco e laço em vaca parada, além de uma programação artística campeira, com shows e bailes. As homenagens e o pontapé inicial dos festejos Farroupilha foram celebrados com um churrasco de confraternização.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br