ANO: 26 | Nº: 6494
13/09/2019 Cidade

Hemopel realiza cadastro de doadores de medula óssea hoje

Foto: Tiago Rolim de Moura

Atividade acontece no Hospital Universitário da Urcamp
Atividade acontece no Hospital Universitário da Urcamp
A partir das 9h desta sexta-feira, no Hospital Universitário da Urcamp, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) realiza cadastro para doadores de medula óssea. Serão distribuídas 100 fichas até o meio-dia.
De acordo com a assistente social do Hemocentro, Adriana Mello, o processo é rápido: após o cadastro, é realizada a coleta de 4 ml de sangue dos doadores para realização de testes de tipificação de HLA. Ela ressalta que não há necessidade de jejum para a realização do procedimento.
Após a coleta e o cadastro, os dados passam a constar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), disponíveis para doação com algum paciente compatível.
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
A doação geralmente é realizada para pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...