Campo e Negócios
Juntos para Competir levará três vinícolas da região à Wine South América
Com a intenção de promover o vinho gaúcho, a Farsul, o Senar-RS e o Sebrae RS, através do programa Juntos para Competir (JPC), irão viabilizar a participação de 29 empresas na Wine South America - Feira Internacional do Vinho. O evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de setembro, na FundaParque, em Bento Gonçalves, reunirá mais de 200 marcas de vinho e bebidas premium para brindar o setor que movimenta cerca de R$ 9 bilhões por ano no Brasil. Entre essas, estarão três representantes da região da Campanha: Batalha (Candiota), Guatambu (Dom Pedrito) e Peruzzo (Bagé)
"Feiras como a Wine South America são fundamentais para os pequenos negócios, que anseiam por oportunidades de participação em eventos e fóruns onde possam trocar experiências com outras empresas e fazer negócios, além de fortalecer suas marcas. Tenho certeza que essa oportunidade contribuirá para o aperfeiçoamento mercadológico das empresas apoiadas, além de propiciar um importante incentivo e vitrine para o setor, com potenciais reflexos no aumento da comercialização dos produtos e serviços da indústria vitivinícola gaúcha", comenta o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
Em um estande coletivo de 260 metros quadrados, as empresas gaúchas realizarão ações de promoção, divulgação e integração do setor para compradores do varejo, distribuidores, lojas especializadas e profissionais da área. O principal objetivo da ação é criar um ambiente favorável para que as vinícolas possam interagir com formadores de opinião, fazer novos contatos, firmar parcerias, trocar experiências e prospectar clientes. "É fundamental que essas empresas tenham um espaço com uma proposta clara de valorização da qualidade do vinho nacional e consolidação da marca. A ideia é promover o aumento do consumo e a comercialização dos produtos e serviços da indústria vitivinícola gaúcha", enfatiza o gestor do Juntos para Competir no Sebrae RS, André Bordignon.
As empresas participantes estão inseridas em dois projetos do Juntos para Competir: VITI - Contribuir com a Vitivinicultura no RS (21 empresas) e Vitivinicultura na Campanha e Fronteira Oeste (oito empresas). Os projetos têm o objetivo de promover e fortalecer a imagem do vinho gaúcho. Através de eventos como a Wine South America, o JPC trabalha ações que possam alcançar esse objetivo. "A participação na feira atende diretamente aos propósitos desses projetos. As empresas que estiveram na primeira edição, destacaram que a feira superou as expectativas e que a qualidade dos contatos realizados e os negócios gerados contribuíram para o sucesso da feira", afirma Bordignon.
Além disso, o Sebrae RS é o responsável por outra grande atração do evento: as rodadas de negócio nacional e internacional. O principal fator de assertividade nessas ações de mercado é fazer a identificação do perfil dos vendedores e dos compradores e, então, cruzar as agendas desses profissionais para que eles possam conversar e prospectar negócios. A rodada de negócios nacional contará com 40 compradores de todo o Brasil e 100 vinícolas ofertantes. Já a internacional, terá 30 compradores e 30 vinícolas ofertantes, totalizando 960 reuniões de negócios internacionais.