MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festival de Cervejas estimula produção da bebida artesanal na cidade

Publicada em 16/09/2019
Festival de Cervejas estimula produção da bebida artesanal na cidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O clima colaborou para a realização da quinta edição do Festival de Cervejas da Campanha. Após adiamento, em decorrência da chuva do final de semana anterior, a festa lotou o Largo do Centro Administrativo no sábado e domingo, oferecendo, além da bebida, música e gastronomia.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, participaram do evento 16 cervejarias de Bagé e região, além de 12 food trucks. A projeção de circulação de pessoas durante os dois dias de evento era de 15 mil pessoas. O festival ainda acontecia, até o fechamento desta edição.
Pereira destaca que a grande aceitação do público ao evento, que já tornou parte do calendário oficial de atividades do município, deve-se ao crescimento do interesse popular pela cultura da cerveja artesanal. Além de oferecer novos sabores, também é um importante segmento econômico, que vem crescendo e se firmando na Metade Sul do Estado. "Precisamos retomar, em escala maior, a produção da cevada diferenciada que temos na região como uma nova alternativa de cultura, para atender essa demanda crescente", destaca.
Isso, de acordo com Pereira, foi preponderante para a escolha de Bagé como local de instalação de unidade da Pradozem, empresa do ramo de armazenagem de grãos. "É uma empresa que possui vínculo direto com a Ambev, empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, cerveja entre elas. É a 14ª maior empresa do País em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja.
Eventos como o Festival de Cerveja fomentam a produção de cerveja artesanal, que estimula a produção de cevada na região e, consequentemente, fortalece uma nova matriz produtiva. Assim como os outros eventos de rua proposto pela secretaria, Bayard destaca que o festival também serve como vitrine aos empreendedores da cidade.
Mas não são apenas os cervejeiros da Rainha da Fronteira que ganham espaço no evento. A cada edição, a Associação de Cervejeiros da Fronteira (Acerf), idealizadora do festival, faz convites de cortesia para algumas cervejarias de outras cidades. É o caso da Cervejaria S.A. Bier, de Rio Grande.
O casal de cervejeiros, Sonieri Teixeira Pereira e Auro Cesar Silveira, conta que essa é a segunda vez que participam do evento. Produzindo a bebida, há dois anos, Sonieri conta que notou uma mudança de comportamento do público em relação à cerveja artesanal. Para atender todos os gostos, eles contam que garantem sempre três tipos de cerveja nas torneiras, as mais pedidas de todas estações: ipa, weiss e pilsen. Mas para trazer aquele diferencial, eles buscam sempre inovar com um quarto sabor. Desta vez, o escolhido foi avelã porter, mais encorpada em relação as outras, preparada com maltes torrados e extrato de avelãs, que realçam os aromas e sabores de chocolate. "Os consumidores estão muito mais exigentes agora porque estão conhecendo cada vez mais coisas sobre cerveja artesanal", destacam.
Assim como nas outras edições, o Festival teve caráter beneficente e parte do valor das vendas será revertido para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br