MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Legalidade estreia, em Bagé, com casa cheia

Publicada em 16/09/2019
Legalidade estreia, em Bagé, com casa cheia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Público lotou a sala de cinema e garantiu mais exibições para o próximo final de semana

A sala do Cine 7 lotou, na noite de sábado, para a primeira exibição do longa-metragem "Legalidade", do bajeense Zeca Brito. Com a lotação cheia nas duas sessões do final de semana, o cinema abriu espaço para novas exibições no próximo sábado e domingo.
O filme, que traz, às telas, a história da campanha da Legalidade, sob coordenação do então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, é o sexto exibido por Brito na sala de Bagé. O primeiro longa-metragem do cineasta, O Guri, foi exibido no Cine 7 em 2011. Em 2015, foi a vez da apresentação de 'Glauco do Brasil'. Em 2016, Brito trouxe à cidade o longa 'A Vida Extraordinária de Tarso de Castro' e, em 2017, lançou 'Em 97 era assim'. O único trabalho do cineasta bajeense que não foi exibido na sala de cinema foi 'O Grupo de Bagé', que foi direto para a televisão e entrou para o catálogo do Canal Curta!.
Antes da exibição, Brito conversou com o público e deu um breve contexto da obra, que, conforme contou, levou nove anos de projeto na rua, mas foi encomendada pelo pai, o ator Sapiran Brito, quando o cineasta ingressou na faculdade, aos 18 anos. "Eu respondi a provocação tantos anos depois com o filme, que traz o próprio Sapiran na tela. É muito gratificante e diz muito sobre o que nos motiva a trabalhar e fazer arte", destaca.
O diretor aproveitou o momento para falar sobre o atual cenário do cinema no País, onde há cortes para financiamento de produções nacionais e desrespeito à lei de cota de tela, que destina 10% do espaço para produções brasileiras. "Hoje, no Brasil, é muito difícil fazer cinema, não só por uma questão governamental, mas também por conta do comportamento da própria sociedade, que está muito dividida. A gente precisa encontrar a convergência novamente. Viver em uma democracia é respeitar diferenças, mas encontrar pontos em comum. E é essa a mensagem do filme", conta.
Intérprete do célebre político gaúcho, em uma das fases do longa, Sapiran Brito destacou que "o filme não é peça de propaganda política. “Trata da essência da boa política e defende a constituição, a democracia. Mostra o último levante popular, quando o povo acordou e foi para as ruas", diz.
O filme narra o movimento de resistência e mobilização popular liderado por Leonel Brizola. A produção é da Prana Filmes, de Luciana Tomasi, com distribuição da Boulevard Filmes. No elenco, estão Cleo Pires, Letícia Sabatella, Leonardo Machado e Sapiran Brito, que dividem o papel de Brizola em duas épocas.
"Legalidade" levou os troféus de melhor direção, ator (Leonardo Machado), fotografia (Bruno Polidoro) e direção de arte (Adriana Borba) do 42º Festival Guarnicê e Cinema, em São Luís, no Maranhão. O longa-metragem teve sua estreia mundial em abril deste ano, no 35º Festival de Cinema Latino de Chicago, nos Estados Unidos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br