MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Usina Pampa Sul não será vendida este ano

Publicada em 16/09/2019
Usina Pampa Sul não será vendida este ano | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Termoelétrica tem 345 MW de potência Instalada

A Engie Brasil Energia decidiu, em 2016, alinhada com a estratégia global de descarbonização da matriz energética, iniciar o processo de venda de seus ativos a carvão no País, colocando à venda a UTE Pampa Sul e o complexo termelétrico catarinense Jorge Lacerda, além de ter desativado, há cerca de três anos, a termoelétrica de Charqueadas. Porém, a nova termoelétrica, erguida em Candiota, entrou em operação comercial em junho deste ano e como não encerraram os testes de performance, a ideia é esperar alguns meses de atividade, de forma a garantir ao futuro comprador o perfeito funcionamento da unidade. Assim, a comercialização ficou para 2020.

De acordo com gerente de implantação UTE Pampa Sul, Odilon Parente, as plantas possuem características diferentes e o processo de venda das duas termoelétricas ocorre separadamente. Ele salienta que, sobre a UTE Pampa Sul, especificamente, a Engie Brasil Energia tem como meta a venda a partir de 2020. “Importante registrar que a Usina vem apresentando boa performance, atingindo a geração prevista em projeto e com as emissões dentro dos limites estabelecidos”, relatou

Parente enfatizou que, devido ao contrato de confidencialidade, não podem ser divulgadas empresas interessadas e nem valores dos negócios. A estrutura em Candiota tem potência instalada de 345 MW (cerca de 8,5% da demanda média de energia do Rio Grande do Sul).

Na atualidade, o carvão mineral representa menos de 5% da geração do grupo, que já vendeu € 9 bilhões de ativos dessa matriz energética. No Brasil, o carvão é responsável por pouco mais de 10% da geração da empresa - 857 MW de capacidade instalada do complexo termoelétrico Jorge Lacerda e 345 MW de Pampa Sul.

A meta da empresa é crescer, principalmente, nas fontes eólica, solar e hidráulica, além de se manter atenta a investimentos em térmicas a biomassa (queima de matéria orgânica). Atualmente, entre outras iniciativas, a companhia realiza a construção do conjunto eólico Campo Largo 2, na Bahia, nas cidades de Umburanas e Sento Sé, totalizando 361,2 MW de capacidade instalada.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br