ANO: 25 | Nº: 6401
16/09/2019 Cidade

Usina Pampa Sul não será vendida este ano

Foto: Fábio Campos / Especial JM

Termoelétrica tem 345 MW de potência Instalada
Termoelétrica tem 345 MW de potência Instalada

A Engie Brasil Energia decidiu, em 2016, alinhada com a estratégia global de descarbonização da matriz energética, iniciar o processo de venda de seus ativos a carvão no País, colocando à venda a UTE Pampa Sul e o complexo termelétrico catarinense Jorge Lacerda, além de ter desativado, há cerca de três anos, a termoelétrica de Charqueadas. Porém, a nova termoelétrica, erguida em Candiota, entrou em operação comercial em junho deste ano e como não encerraram os testes de performance, a ideia é esperar alguns meses de atividade, de forma a garantir ao futuro comprador o perfeito funcionamento da unidade. Assim, a comercialização ficou para 2020.

De acordo com gerente de implantação UTE Pampa Sul, Odilon Parente, as plantas possuem características diferentes e o processo de venda das duas termoelétricas ocorre separadamente. Ele salienta que, sobre a UTE Pampa Sul, especificamente, a Engie Brasil Energia tem como meta a venda a partir de 2020. “Importante registrar que a Usina vem apresentando boa performance, atingindo a geração prevista em projeto e com as emissões dentro dos limites estabelecidos”, relatou

Parente enfatizou que, devido ao contrato de confidencialidade, não podem ser divulgadas empresas interessadas e nem valores dos negócios. A estrutura em Candiota tem potência instalada de 345 MW (cerca de 8,5% da demanda média de energia do Rio Grande do Sul).

Na atualidade, o carvão mineral representa menos de 5% da geração do grupo, que já vendeu € 9 bilhões de ativos dessa matriz energética. No Brasil, o carvão é responsável por pouco mais de 10% da geração da empresa - 857 MW de capacidade instalada do complexo termoelétrico Jorge Lacerda e 345 MW de Pampa Sul.

A meta da empresa é crescer, principalmente, nas fontes eólica, solar e hidráulica, além de se manter atenta a investimentos em térmicas a biomassa (queima de matéria orgânica). Atualmente, entre outras iniciativas, a companhia realiza a construção do conjunto eólico Campo Largo 2, na Bahia, nas cidades de Umburanas e Sento Sé, totalizando 361,2 MW de capacidade instalada.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...