ANO: 25 | Nº: 6458
17/09/2019 Região

Campanha busca conscientização sobre riscos de animais domésticos de grande porte soltos em vias públicas de Candiota

Foto: Simôni Costa/ Especial JM

Placas de advertência foram instaladas na estrada para alertar os motoristas
Placas de advertência foram instaladas na estrada para alertar os motoristas
A presença de animais domésticos de grande porte soltos em vias públicas é um problema que representa riscos para pedestres e motoristas que ficam sujeitos a graves acidentes, mas também para os próprios animais que podem sofrer ferimentos por atropelamento ou ao ingerir produtos impróprios. Neste sentido, a Prefeitura de Candiota e a UTE Pampa Sul estão iniciando uma campanha de conscientização para alertar a comunidade sobre os riscos e responsabilidades dos proprietários dos animais flagrados soltos, mas, especialmente, visando evitar a prática, ainda tão comum no município.
“Este é um problema que, infelizmente, vivenciamos em todo o município e que precisa ser trabalhado para que as pessoas entendam o risco que representa e melhorem o controle dos animais. Sabemos que é uma questão cultural, mas não podemos esperar que um acidente sério ocorra para alertar, mais uma vez, sobre os riscos que a prática significa e, também, que as responsabilidades por danos causados pelos animais é do proprietário que poderá ser responsabilizado na forma de multa e, em casos mais graves, até mesmo com prisão”, destaca a coordenadora de recolhimento de animais da Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio da Prefeitura de Candiota, Lidiane Gregório.
Neste sentido, a campanha de conscientização prevê a veiculação de informações via rádio, a instalação de placas de alerta para a possível presença de animais soltos na estrada que dá acesso à UTE Pampa Sul e a realização de conversas com os motoristas profissionais que transitam pelo caminho. “Estamos unindo esforços com a Prefeitura de Candiota e buscando alternativas para evitar problemas, uma vez que a presença de animais domésticos de grande porte soltos na estrada que dá acesso à UTE Pampa Sul é uma questão grave devido ao fluxo constante e intenso de veículos pesados. Estamos buscando alertar a comunidade, mas também conversando com os motoristas da Usina para que redobrem a atenção e denunciem quando encontrarem animais soltos”, explica o gerente geral da obra da UTE Pampa Sul, Luiz Torres.
A Prefeitura de Candiota concluiu um processo licitatório para a contratação de empresa responsável pela fiscalização e recolhimento dos animais flagrados soltos em vias públicas de todo o munícipio. De acordo com o prefeito, Adriano dos Santos, o serviço já está disponível e a comunidade pode fazer suas denúncias via telefone. As demandas sobre o tema podem ser encaminhadas por meio da Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio da Prefeitura de Candiota, pelo telefone (53) 3245-7106, ou diretamente para a empresa responsável pelo recolhimento, pelo telefone (53) 99953-0169.
“Estamos renovando a licitação para o novo contrato, pois cuidar dos animais soltos para evitar acidentes e também tratar a questão de saúde pública é uma
política do município desde o início do governo e vamos fortalecer ainda mais com a nova licitação e parceria”, destaca o prefeito.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...