MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Obras do Parque da Panela do Candal devem iniciar em outubro

Publicada em 17/09/2019
Obras do Parque da Panela do Candal devem iniciar em outubro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Brinquedo imitando formato do monstro foclórico faz parte de projeto

Por Augustho Soares
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

O projeto que busca revitalizar a região histórica da Panela do Candal, localizada no centro de Bagé, está perto de se tornar realidade. A estrutura foi arquitetada pela equipe da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), comandada por Eduardo Deibler. Conforme o coordenador de Planejamento da pasta, Pedro Caetano, a equipe trabalha para que as obras tenham início no próximo mês. "A nossa expectativa é que ela comece até o final de outubro", comenta.
De acordo com Caetano, a Geplan ainda espera a aprovação da Caixa Econômica Federal (CEF), a qual emitirá um parecer ao Ministério do Turismo, órgão responsável pelo contrato de repasse. No entanto, o coordenador estima que a pasta tenha esse retorno na próxima semana, para o lançamento do edital da licitação ser efetuado até o final de setembro.
A verba totaliza cerca de R$ 2 milhões. Deibler mencionou, anteriormente, que esta quantia já está disponibilizada na conta do município, sendo uma verba, exclusivamente, destinada para atividade turística, não podendo ser aplicada em outras áreas.
No fim do mês passado, o Executivo divulgou um vídeo com uma prévia de como será a estrutura. Na mesma publicação, foi citada que ideia é que a obra fique pronta até março ou abril de 2020.
Entre os detalhes mostrados no vídeo, estão previstos um mirante, quiosques, assim como uma pracinha com um brinquedo que imita a figura do "Monstro da Panela do Candal", criatura do folclore local, similar a uma cobra gigante, que, supostamente, viveria próximo ao Arroio Bagé. Também haverá trabalho de pavimentação nas vias e a implantação de árvores nativas.
A planta do parque foi elaborada pelo arquiteto Sandro Martinez e pela acadêmica Laura Nogueira, com participação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e apoio do grupo bajeense Ecoarte, prevendo a construção de um ambiente cultural e turístico.
A iniciativa abrange uma área de, aproximadamente, 400 metros quadrados (m²), localizada entre as ruas Marcílio Dias e Santos Souza, contemplando, também, as ruas Conde de Porto Alegre, Almirante Gonçalves, Doutor Veríssimo e a avenida Emílio Guilain.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br