MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Opinião

Uma reforma pela simplificação

Publicada em 17/09/2019

por Marco Aurelio Cardoso
Secretário da Fazenda do RS

Há no Brasil uma convergência em favor de reformas que poderão ter enorme repercussão para o país. A Reforma Tributária, que ganha forma após décadas de divergências entre os entes federados, encaminha-se para um consenso: não é mais possível manter o caótico sistema tributário, em especial impostos incidentes sobre consumo e produção (como o ICMS e o ISS), cujas regras aprofundam a má distribuição de renda, emperram o crescimento econômico e prejudicam investimentos e exportações.

O emaranhado de legislações faz com que a gestão pública reserve grande esforço na operacionalização do sistema e com que o empreendedor perca energia e recursos no processo de tributação, desviando-se do seu foco de atuação. A publicação Doing Business, do Banco Mundial, sobre o ambiente de negócios em 190 países, classifica o Brasil em 184º lugar nos regimes de recolhimento de impostos. Esse complexo arcabouço também serviu ao fomento de uma guerra fiscal desorganizada entre Estados e municípios.

Um dos fóruns em que o avanço da Reforma Tributária se faz notável é o Comitê dos Secretários de Fazenda (Comsefaz) das 27 unidades da federação, de onde emerge, de forma inédita, uma proposta conjunta. Essa construção contou com a participação direta de servidores da Fazenda gaúcha. Prevê-se a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), em substituição ao ICMS, PIS, Cofins, IPI e ISS, observando princípios internacionais de cobrança no local de consumo e alíquotas padronizadas. A reforma pactuada poderá, ao fim de uma década de transição, estabelecer um novo sistema, observando os atuais patamares de receita e um grau de autonomia dos entes na gestão do tributo.

No Estado, o governo trabalha na modernização da administração tributária – antecipando-se a mudanças nacionais e fortalecendo o relacionamento entre fisco e contribuinte. O Receita 2030 inclui 30 iniciativas para facilitar rotinas, intensificar o uso da tecnologia e reduzir a insegurança jurídica. Trabalhamos, assim, duplamente, na construção de um imposto que substitua o ICMS e simplificando obrigações relacionadas ao atual regime, conscientes de que o apoio ao empreendedorismo não pode esperar a transição ao novo imposto.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br